Falece o educador e historiador Moacyr de Góes

Publicado em 28 de junho de 2009 às 13h23min

Tag(s): Diversos



http://diariodenatal.dnonline.com.br/img2/28CID03A.jpgNesta sexta(27) faleceu o educador e historiador Moacyr de Góes, aos 78 anos. Nascido em 1930 na cidade de Natal, foi um  dos pioneiros do combate ao analfabetismo, criando o programa "De pé no chão se aprende a ler", que  utilizava métodos revolucionários para alfabetizar e ficou marcado pelas aulas realizadas em galpões cobertos de palha de coqueiro e com o chão de barro batido, espalhados pela cidade, e onde funcionavam as salas de aula. durante sua gestão à frente da secretaria de Educação de Natal (1961-64), no governo Djalma Maranhão.

Preso pelo regime militar durante seis meses, foi perseguido pela Ditadura, perdendo todos os seus empregos públicos. Foi para o Rio de Janeiro onde trabalhou em escolas particulares, até ser reintegrado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), depois da anistia.

Durante os seis primeiros meses do governo da prefetita de Natal, Wilma de Faria (então Wilma Maia) foi secretário municipal de educação, e no final da década de 80 foi secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro no governo de Saturnino Braga. Publicou cinco livros.
A Diretoria da ADURN manifesta seu pesar pelo falecimento dessa importante figura pública potiguar, atuante no campo da ciência
Livros publicados:
De pé no chão também se aprende a ler (1961-64): uma escola democrática
Golpe na Educação
7 Contos Curtos e Um Outro Nem Tanto
Sem Paisagem : memórias da prisão
Chão de Almas

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]