Termina hoje consulta eletrônica sobre proposta de Carreira do Governo

Publicado em 31 de julho de 2012 às 10h13min

Tag(s): Consulta eletrônica



O ADURN-Sindicato está colocando em votação a proposta do governo de reestruturação das carreiras dos professores de Universidades e Institutos Federais. A consulta eletrônica está sendo realizada desde às 00h00 desta segunda (30), e segue até às 23h59min desta terça-feira (31), através do endereço www.sigeleicao.ufrn.br. Estão aptos a votar todos os professores sindicalizados ou não. Os docentes aposentados deverão depositar voto em urna colocada na sede da nossa entidade, entre 8h e 17h, com a apresentação de documento de identificação com foto.
Entendendo que essa Consulta representa o desaguadouro natural de um processo de negociação exaustivo, após várias discussões e debates do Grupo de Trabalho de Carreira, a Diretoria do ADURN-Sindicato solicita a participação dos sindicalizados e RECOMENDA o voto SIM.
A posição da Diretoria do ADURN-Sindicato foi tomada após a análise da proposta apresentada pelo governo na última terça-feira (24), quando o Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação decidiu, por unanimidade, pela aceitação da nova proposta de reestruturação das carreiras dos professores do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
O Conselho indicou aos sindicatos que façam amplas consultas de abrangência nacional entre os dias 27 de julho e 01 de agosto, e que os professores votem favoravelmente à nova proposta para assinatura de acordo.
A categoria é uma das poucas que receberam sinalização por parte do governo para reajuste salarial e reestruturação da carreira. Para o PROIFES-Federação e entidades filiadas, houve avanço no processo de negociação com a aceitação de 15 pontos considerados inaceitáveis na proposta anterior. “Mostramos ao governo a importância de uma carreira atrativa para novos docentes e valorizada tanto para os que estão na ativa, quanto aos aposentados”, disse Eduardo Rolim, presidente da Federação.
Entre os pontos citados por Eduardo Rolim, estava a garantia de que nenhum professor recebesse um reajuste inferior a 25%. Para atender a demanda, o governo teve que ampliar os recursos de 3,92 para 4,2bilhões. Os Ministérios da Educação e do Planejamento retiraram os pontos que feriam a autonomia universitária, anteciparam para março o pagamento dos reajustes anuais, e retiram as barreiras para progressão no Magistério Superior e no Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico.
Na quarta-feira, 01 de agosto, o PROIFES-Federação reunirá as entidades filiadas para contabilizar os resultados dos plebiscitos sobre aceitação ou não da proposta do governo. Se o resultado for “sim”, será debatido o termo de acordo e sua assinatura. Se a proposta não for aprovada pelos professores, será elaborado documento mostrando por que a categoria não assina o acordo.
O veredicto sobre a aceitação ou rejeição da proposta do governo, por parte dos docentes, será apresentada no dia 1º de agosto, quarta feira, às 21h.
Sua participação é importante para definir os rumos da negociação com a categoria, participe.
Confira aqui a Proposta de Carreira e Campanha Salarial.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]