Novo Enem marcado para outubro

Publicado em 28 de junho de 2009 às 13h23min

Tag(s): Diversos



O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente o cronograma de provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio e as datas para seleção dos cursos nas unidades que aderirem à nova metodologia.
Os exames estão marcados para 3 e 4 de outubro.
No decurso desta semana, em Brasília, está agendada reunião entre os reitores das 55 instituições federais de ensino superior e representantes do governo federal, para definir os últimos detalhes do concurso.
Por enquanto, a principal medida estabelecida pelo MEC é a extinção do vestibular segundo os antigos parâmetros e a adoção da prova do ENEM como método de avaliação para ingresso na graduação.
No exame, deverá predominar a capacidade crítica e analítica dos estudantes em detrimento dos atuais modelos que valorizam a memorização.
As tradicionais provas de física, química, biologia, história e geografia serão substituídas por cinco exames: linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza, além de matemática e redação.
Segundo o Ministro da Educação, a seleção pelo novo ENEM permitirá reformular os conteúdos ensinados nas salas de aula do ensino médio, hoje, basicamente, pautados pelas provas dos vestibulares. “O novo formato combinará a forma de abordagem do atual Enem com a abrangência dos conteúdos cobrados pelo vestibular”, explicou.
O resultado das provas deve ser divulgado em 8 de janeiro de 2010 e, três dias depois, o MEC deverá abrir um sistema na internet para os candidatos selecionarem os cursos.
Até cinco opções podem ser marcadas.
De acordo com o termo de referência “Novo Enem e sistema de seleção unificada”, os estudantes terão cinco oportunidades: poderão se inscrever em cinco cursos da mesma instituição, no mesmo curso em cinco unidades diferentes ou em cursos distintos também em faculdades distintas.
Durante duas semanas o sistema continua aberto e o candidato pode trocar as opções quantas vezes quiser, de acordo com sua nota no exame e a possibilidade de aprovação no curso escolhido.
Diariamente, será feita simulação das posições em comparação com as notas de todos os concorrentes.
A nota de corte será determinada pela concorrência entre os alunos.
Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta.
O processo é semelhante ao usado para a concessão de bolsas no ProUni - Programa Universidade para Todos, no qual o candidato pode alterar a escolha da instituição particular de acordo com as ofertas disponíveis.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • contato@adurn.org.br