A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: secretaria@adurn.org.br.
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 17h39min
Tag(s): SBPC
A adequada gestão e a preservação dos recursos hídricos estão na pauta de todas as discussões atuais sobre o futuro do planeta. A água é um recurso necessário a diversas atividades econômicas, mas seu mau uso e aproveitamento compromete o futuro do planeta. A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) como forma de encontrar respostas para a utilização sustentável desse recurso será um dos temas debatidos no 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado nos próximos dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para o pesquisador Nilo de Oliveira Nascimento, da UFMG, um dos principais problemas dos recursos hídricos no País está relacionado com a qualidade da água. "O volume de esgoto tratado nas grandes cidades é inferior ao que é produzido. A poluição nos centros urbanos também contamina os cursos de água através das chuvas", explica. Outro problema está relacionado à intensa urbanização e ocupação de áreas de risco que ocasionam graves inundações. São inúmeros os desafios relacionados a este recurso podem ser agravar com as alterações climáticas.
"É preciso inovar e desenvolver novas tecnologias de manejo de água que visem reduzir o impacto da urbanização, tratando do problema da poluição, melhorando o tratamento de esgotos e reduzindo perdas no sistema de abastecimento". Além disso, segundo ele, é necessário investir em tecnologias alternativas e sustentáveis que ajudem no problema da escassez do recurso, como o aproveitamento de águas de chuva, por exemplo. "Tais soluções trazem impacto na ecologia, na saúde e qualidade de vida da população", finaliza.
Nilo Oliveira Nascimento é um dos convidados da mesa "CT&I para gestão e preservação de recursos hídricos", cuja proposta é discutir, considerando o cenário mundial e local, os principais problemas, caminhos possíveis e o impacto da CT&I para um modelo de gestão que permita conciliar a preservação dos recursos hídricos com as pressões advindas do aumento populacional com a concentração urbana e do desenvolvimento econômico.
Confira a programação completa do evento no link http://www.fapemig.br/wp-content/uploads/2012/10/folderEncontro_FINAL-2.jpg.
Sobre o encontro - Sob o tema central "Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos", o objetivo do evento é debater temas pertinentes ao Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em 2013 no Rio de Janeiro (RJ), e também identificar demandas e recomendações que irão compor um documento nacional.
O tema propõe uma reflexão sobre os novos desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas com o crescimento populacional, que traz problemas relacionados à habitação, transporte, emprego, educação, meio ambiente, entre outros, fundamentais para o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade dos países. A intenção é debater sobre o papel da ciência na busca por soluções aplicáveis a estes desafios.
SBPC