Pedagogia e Educação Infatil

Pedagogia e Educação Infatil

Entrevista em 18 de maio de 2010

A professora Suzana Maria Brito de Medeiros possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1990; e mestrado em Educação pela UFRN, em 2004. De 2005 a 2008, coordenou o Núcleo de Educação Infantil (NEI), unidade suplementar da UFRN, onde atualmente é diretora.
Dentre suas atividades, a professora orienta monografias e dissertações no curso de Pedagogia; ministra aulas de matemática na educação infantil, para as turmas de especialização do Departamento de Educação; faz parte da base de pesquisa ‘Processos de Ensinar e Aprender na Educação Infantil’, desde 1998, coordenado pela professora Denise Maria de Carvalho Lopes.
Suzana de Medeiros informou que o NEI foi fundado como creche em 1979, para os filhos dos professores e funcionários da UFRN. Durante seis anos, a diretoria do NEI era indicada pelo Reitor, e desde 1986, ocorre eleição direta para eleger a diretoria. A votação é feita pelos pais, professores e funcionários.
A diretora disse, que este ano o NEI foi totalmente aberto a comunidade externa. “O NEI tinha percentual de vagas para os filhos de professores e funcionários da UFRN. Desde 2007, esta porcentagem está diminuindo e aumentando para a comunidade externa. Agora o ingresso dos alunos no NEI é através de sorteio”.
Suzana de Medeiros conta que o NEI tomou uma dimensão maior a partir de 1990, quando foi aceito pelo Ministério de Educação (MEC) para ser Escola de Aplicação. Segundo ela, para se enquadrar como Escola de Aplicação, o NEI precisava servir de campo de estágio para os alunos dos cursos de graduação e participar de pesquisas.
A diretora disse, que atualmente o NEI é campo de estagio dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Artes, Arquitetura, Música e Nutrição; e que os profissionais do NEI ministram aulas de Educação Infantil no curso de Pedagogia, e orientam trabalhos de monografia e dissertações do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Ela conta ainda, que o NEI faz parte do Conselho Nacional de Diretores de Colégios de Aplicação das Instituições Federais do Ensino Superior (CONDICAP) e atualmente extrapola o limite de Escola de Aplicação, pois O NEI é requisitado para formar de professores do antigo magistério através da rede Proinfantil, que destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas (municipais e estaduais).
“O NEI atende hoje 1.500 professores do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará pelo Proinfantil”, disse. A diretora do NEI falou ainda, que a Escola ministrará a partir de junho cursos de especialização em Educação Infantil em cinco pólos do RN.
Além destes, Suzana de Medeiros contou que o NEI também faz parte do PAIDEIA no Rio Grande do Norte, que é núcleo de formação continuada para professores de artes e Educação. “Agora o NEI quer garantir o seu espaço dentro da UFRN, e passar a constar nos documentos, no estatuto e no regimento da UFRN como Escola de Aplicação, pois até hoje o NEI só aparece nos documentos como Unidade Suplementar. É necessário uma gestão que reconheça o NEI como Escola de Aplicação”, concluiu.

 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]