DECOM em novas mãos

DECOM em novas mãos

Entrevista em 08 de setembro de 2010

Há poucos dias em exercício na Chefia do Departamento de Comunicação Social – DECOM do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Adriano Charles da Silva Cruz é graduado, desde 2005, em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UFRN e tem especialização em Jornalismo Econômico e em Ética desde 2006, também pela UFRN. Concluiu o mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2008 e, a partir de março do mesmo ano, iniciou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o doutorado na área de Letras, com o tema “Linguagem e cultura”.
A primeira vez que lecionou na UFRN foi como professor substituto do curso de Radialismo, em 2005. Segundo ele, um dos grandes desafios nesse período foi o de implantar disciplinas que não existiam na grade. Adriano Cruz voltou a ser professor substituto em 2007 e dois anos mais tarde passou a condição de professor efetivo do CCHLA. Durante o primeiro ano de exercício como docente efetivo, acumulou a função de professor assistente I da Universidade e jornalista do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, sendo lotado na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Em 2010, Adriano Cruz mudou para o regime de dedicação exclusiva, se desligando do INCRA.
Além das atividades de ensino, o professor participa de pesquisas e extensão na Universidade. Recentemente, começou a fazer parte de uma pesquisa que analisa charges contidas no Diário de Natal (RN), no Jornal O Norte (PB) e no Diário de Pernambuco (PE) durante o período do primeiro governo Lula. “Já temos resultados que foram apresentados em congressos nacionais e estamos publicando um livro com o tema ‘história da mídia impressa e sonora’ onde inclui uma parte dessa pesquisa”, informou Adriano Cruz.
O atual Chefe do Departamento de Comunicação Social também é Representante Docente do Conselho de Centro – CONSEC, além de ter sido recém eleito representante do CCHLA no Conselho Universitário – CONSUNI, órgão máximo da Universidade. Questionado sobre o cargo de Chefia, onde atua desde o dia 26 de agosto, Adriano Cruz falou sobre a variedade de desafios presentes em um departamento. “Nós temos a expectativa de construir um novo departamento que permita uma maior comunicação entre docentes, alunos e técnico-administrativos. Estamos com um projeto de reestruturação do espaço físico do DECOM e de compra de novos equipamentos”, declarou. O professor informou que foi montada uma comissão, presidida por Ruy Costa, que irá analisar as possibilidades de melhoria do curso de Comunicação Social.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]