Política Pública e Agricultura

Política Pública e Agricultura

Entrevista em 03 de janeiro de 2011

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará – UFCE, em 1970, João Matos Filho dedicou-se, desde então, à carreira acadêmica. Através do Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda, cursou sua primeira especialização em ‘Desenvolvimento rural’; promovido pelo mesmo Instituto, João Matos realizou um estudo de campo sobre a ‘Reforma agrária Portuguesa’, em 1977. Alguns anos depois, em 1985, especializou-se em “Desenvolvimento humano e social’, desta vez promovida pela Universidade das Nações Unidas e realizada pela Fundação Bariloche, na Argentina.
Já na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em 1992 João Matos obteve o título de Mestre ao defender sua dissertação concentrada em ‘Administração Pública”. Em 1997, na Unicamp, cursou mais uma especialização, esta com foco em ‘Formulação e análise de políticas agrícolas’. Ainda na Unicamp, em 2002, desenvolveu seu doutorado em Ciências Econômicas com área de concentração em ‘Políticas Públicas’.
Logo após o término do mestrado, em 1992, João Matos passou a compor o corpo docente do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à frente das disciplinas ‘Economia Agrícola’ e ‘Economia do Setor Público’. Na Universidade assumiu cargos como a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGECO, no qual permaneceu por duas gestões seguidas, e atualmente é coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas – GIAPP. Além de fazer parte do corpo de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, o professor leciona a disciplina ‘Política agrícola e desenvolvimento rural’ para o mestrado em Economia, e ‘Economia do setor público’ e ‘Economia agrícola’ para a graduação.
No âmbito da pesquisa, João Matos atua em projetos próprios e coletivos. Com a participação de docentes dos departamentos de Economia e Ciências Sociais e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, através do GIAPP, o pesquisador busca conhecer e avaliar as políticas públicas existentes no Rio Grande do Norte; trabalho que tem como resultado ampla produção científica, à exemplo do livro ‘Dívidas Públicas do RN’, que será lançado em breve.
Entre os projetos de pesquisa de sua responsabilidade, dois destacam-se pelas informações já alcançadas. Um deles intitulado ‘Finanças públicas e desenvolvimento local’, de acordo com o professor, “objetiva investigar a comportamento das finanças públicas dos municípios do RN”. O segundo, ‘Transformações estruturais na agricultura do RN’, busca, ainda segundo o pesquisador, “avaliar as mudanças que ocorreram a partir da decadência do algodão e as atividades econômicas que surgiram após esse fase”. Os estudos puderam confirmar também o fato de que, como enfatizou João Matos, “o Rio Grande do Norte possui um crescimento econômico localizado e desigual, combinado com a pobreza”.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]