Cinema e Arquitetura sob um mesmo olhar

Cinema e Arquitetura sob um mesmo olhar

Entrevista em 21 de março de 2011

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1986), Maria Helena Braga e Vaz da Costa cursou mestrado (1993) e doutorado (2001) em Mídia na University of Sussex – Inglaterra. Durante seu mestrado analisou os fatores que influenciaram a introdução da cor no cinema e para o desenvolvimento de sua tese de doutoramento pesquisou sobre a representação do espaço urbano no cinema.
Desde 2002 como docente do Departamento de Artes - DEART da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Maria Helena Costa tem assumido disciplinas de graduação e pós-graduação. Inicialmente à frente da disciplina ‘História da Arte’ e atualmente lecionando as disciplinas ‘Cinema I’, ‘Cinema II’ e ‘Fundamentos da linguagem visual’ para a graduação, a professora atua também junto aos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGArC, Geografia - PPGe e Estudos da Mídia - PPGEM.
Nas atividades administrativas da Universidade, assumiu a coordenação do antigo curso de Educação Artística e hoje é Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa – cargo por ela ocupado durante a atual gestão do Reitor José Ivonildo do Rego. Precursora na criação de um grupo de pesquisa no DEART – intitulado ‘Linguagens da cena: imagem, cultura e representação’ –, Maria Helena Costa considera ter sido a ação relevante pelo fato de, segundo a mesma, “institucionalizar a pesquisa no departamento, alocando espaço específico para o desenvolvimento dos projetos de um grupo”.
Sempre com foco na pesquisa, Maria Helena Costa é pesquisadora Produtividade do CNPq desde 2003, quando iniciou um trabalho voltado para ‘A relação entre o espaço urbano e o cinema’, o qual já resultou em outros projetos com enfoques diferenciados, bem como diversas publicações.
Entre 2003 e 2006, no grupo de pesquisa do qual é coordenadora tem desenvolvido pesquisa na área da ‘Representação do espaço urbano no cinema’, objetivando analisar como esse espaço é representado principalmente no cinema americano e europeu. Voltando-se para o cinema nacional, durante 2007 e 2010 a temática estudada foi a ‘Representação do espaço no cinema brasileiro contemporâneo’. Com a renovação da bolsa de pesquisa financiada pelo CNPq, os envolvidos com o projeto terão até 2013 para, neste terceira etapa, analisar a ‘Representação do espaço geográfico e sua estética no cinema brasileiro contemporâneo’.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]