Economia e Desenvolvimento do RN

Economia e Desenvolvimento do RN

Entrevista em 19 de abril de 2011

Denilson da Silva Araújo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (1993) e mestre em Economia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1997), onde estudou a ‘Economia agrícola brasileira e internacional’. Na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp cursou seu doutorado (2009) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, com foco no ‘Desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte’.
Em 1995, Denilson Araújo passou a compor o quadro de docentes do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN como professor substituto, inicialmente à frente das seguintes disciplinas: ‘Economia Brasileira’ e ‘Formação Econômica do Brasil’. Em 1997, Denilson passou a professor efetivo da Universidade e a partir de então assumiu na academia funções como a de vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas.
Atualmente ministrando as disciplinas ‘Economia Internacional’ e ‘Formação Econômica do Brasil’, e membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GPETIS, o professor dedicou-se por alguns anos, como pesquisador da Funpec, a estudar o ‘Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte’, analisando os efeitos econômicos do Programa de Aceleração do Crescimento I – PAC I na economia do RN e na viabilidade econômica das estruturas produtivas dos Arranjos Produtivos Locais – APLs (à exemplo dos pequenos produtores de mel, pescadores e artesãos).
Tal pesquisa coordenada pela professora do Departamento de Economia, Valdênia Apolinário, e que contou com a colaboração de docentes e alunos da graduação e pós-graduação em Economia, foi realizada em todos os Estados do Brasil. Referindo-se aos resultados alcançados, Denilson Araújo afirmou ter percebido que “a pesquisa vislumbrou alguns problemas estruturais no que tange à produção de determinados produtos e artigos aqui no RN”. O pesquisador ressaltou ainda a importância de o trabalho ter conseguido identificar produtos e artigos exitosos e não exitoso no que diz respeito à criação de empregos, geração de renda e qualificação da força de trabalho. Ao final da pesquisa os resultados foram publicados em um livro com o apoio do BNDS.
Denilson Araújo está hoje coordenando a pesquisa ‘Desenvolvimento Econômico e Urbanização no RN de 1990 a 2010’. Com os trabalhos em andamento, de acordo com o pesquisador, “já foi possível mapear uma forte concentração industrial na Região Metropolitana de Natal, bem como identificar a causa dessa concentração: essa região oferece melhor infra-estrutura para o desenvolvimento e circulação do capital”. A pesquisa financiada pelo PROUNI conta ainda com a colaboração da Aluna de Iniciação Científica, Rebeca Marota.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]