Religião, Ciência e Sociedade

Religião, Ciência e Sociedade

Entrevista em 11 de julho de 2011

Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Letras pela Universidade Potiguar (UNP), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior cursou mestrado em Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ), e em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, o professor cursou doutorado também em Ciências Sociais pela PUC, em São Paulo.
Docente da UFRN desde 1994, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Orivaldo Pimentel estudou a relação entre Ciência e Religião. Diferentemente da maioria, preferiu se dedicar à aproximação dessas duas áreas. Na Universidade, o professor leciona disciplinas tanto na graduação quanto na pós-graduação, da qual é coordenador. ‘Metodologia de Pesquisa’ e ‘Ciências Sociais da Religião’ são alguns exemplos.
No âmbito da pesquisa, sua principal ocupação é na base \"Mythos-Logos: religião, mito e espiritualidade\", iniciada no ano de 2009, com 35 pesquisadores, e idealizada pelo próprio docente. A atividade envolve a UFRN e o curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
A partir da base ‘Mythos-Logos’, Orivaldo Pimentel desenvolve alguns estudos, como o intitulado \"Igreja e Sociedade em Felipe Camarão\". Nesse projeto, faz-se o acompanhamento de setenta igrejas evangélicas no bairro e analisa-se como elas lidam com a questão social - à exemplo da violência - e as dificuldades inerentes à população. Segundo o professor, o grupo ainda colabora com a Associação dos Líderes Evangélicos de Felipe Camarão (ALEF), bem como conta com pesquisas acerca de \"Mito e Literatura\" e linhas de pesquisa sobre ‘Religião, política e história’ e ‘Religião, experiência e limites’.
A base de pesquisa idealizada por Orivaldo também tem realizado alguns eventos: em 2010 organizaram o ‘1º Seminário epistemológicos em distúrbio da religião’, o qual resultou em um livro que deverá ser lançado; e pretendem realizar o seminário ‘A face pública da religião, que irá tratar da influência que as igrejas têm nas transformações sociais.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]