Exemplo de dedicação ao Ensino no Interior do Estado

Exemplo de dedicação ao Ensino no Interior do Estado

Entrevista em 16 de janeiro de 2012

Graduada no curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1978, a professora Maria Assunção Silva Medeiros tem dedicado mais de 30 anos de sua vida à educação, principalmente no interior do Estado. Pertencente ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas-Ceres, ela atua como docente no campi de Currais Novos desde 1981.
Natural da cidade de Acari, Maria Assunção Silva Medeiros se deslocou para Currais Novos para fazer a graduação e nunca mais saiu de lá. A professora também é especialista em Literatura pela UFRN, fez Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1989, e doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRN, em 2008.
Três anos após completar a graduação, Maria Assunção assumiu o cargo de professora substituta - na época chamada como \"colaboradora\" - e desde lá dedica sua vida ao ensino e às pesquisas acadêmicas. No ano de 2003, após aprovação num concurso realizado no ano anterior, a professora se tornou efetiva no cargo.
No que diz respeito aos projetos desenvolvidos pela professora dentro da Universidade, Maria Assunção desenvolve pesquisa na área de gêneros discursivos ou textuais; e de linguagem e estudos críticos da gramática da língua portuguesa. Ela ainda é líder do grupo de pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas, ao lado da docente Marise Adriana.
Atualmente, a professora desenvolve um projeto que visa estudar jornais escritos por mulheres de Currais Novos no início da década de XX. \"Eu trabalho com a argumentação nos textos daquela época. Vejo como era o português em jornais e revistas que foram publicadas na cidade naquele período\", contou Maria Assunção. As revistas estudadas pela professora são a Oásis e a Ninho das Letras, que circularam na cidade entre os anos de 1903 e 1908.
Maria Assunção ainda lançou, recentemente, o seu primeiro livro de poesias. \"Versos diversos nas idas e vindas da vida\", publicado em 2010, mas lançado oficialmente apenas em 2011, trabalha com a linguagem e a produção de textos através da poesia.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]