A inserção da fisioterapia

A inserção da fisioterapia

Entrevista em 12 de agosto de 2007

Formada em Fisioterapia na UFPB (1989), Jaqueline Fernandes Pontes prestou concurso na UFRN no mesmo ano e foi lotada no departamento de Ortopedia e Traumatologia, onde estavam concentradas as disciplinas do curso de Fisioterapia. Jaqueline Pontes é responsável pelas disciplinas de História e Fundamentos da Fisioterapia, Aprendizagem e Desenvolvimento e Estágio Supervisionado. Foi coordenadora do curso de Fisioterapia entre 1992 e 1994. De 2004 até o início desse ano, foi vice-coordenadora. Também participou da comissão de reforma curricular em 2003. Atualmente, a professora está engajada em diversas atividades de extensão, entre elas o projeto Criança 200NULL, realizado no interior e que começa a atuar em Natal. Com outros professores, lutou pela criação do departamento de Fisioterapia da UFRN. Segundo ela, uma necessidade administrativa que pôde viabilizar questões como a contratação de novos professores e melhoria na estrutura do curso de Fisioterapia. A professora Jaqueline conta que o exercício da docência sempre esteve muito ligado a sua vivência cotidiana pelo fato de seus pais terem sido profes¬sores. O que a influenciou na busca pela qualidade do ensino. Então, diante do desafio que era ensinar, Jaqueline procurou diversas formas de se aperfeiço¬ar nas questões que envolvem educação estudando a formação dos fisioterapeutas. Um dos primeiros trabalhos relacionados ao tema foi o mestrado em Educação (1997) realizado na PUC/SP no qual pes¬quisou a aprendizagem e desenvolvimento de fisio¬terapeutas que lidam com a aquisição da marcha em crianças portadoras de paralisia cerebral. Logo depois, em 1998, Jaqueline Pontes ini¬ciou o doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, na USP. Esse estudo abordou a formação e os indícios de uma prática educativa do fisioterapeuta. Ela explica que pode parecer estranho relacionar fisioterapia e educação, mas o profissional de fisioterapia está intimamente ligado a essas questões por ensinar aos seus pacientes novas formas de cuidado com o corpo. “Hoje, os fisioterapeutas não trabalham só na reabilitação, mas também na prevenção e na manutenção do bom estado de saúde”. Ainda no doutorado visitou diversos cursos de Fisioterapia do país podendo constatar semelhanças na forma de ensino e na estrutura. Na área de pesquisa a professora está participando da montagem da Base de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Fisioterapia, além do grupo Movimento e Saúde. O grupo de pesquisa tem a finalidade de reunir linhas de interesse para aplicação prática dos conhecimentos da Fisioterapia e em ciências da atividade física. Por se identificar com os cuidados a criança, a professora Jaqueline coordena o Projeto de avaliação do desenvolvimento motor de crianças do distrito sani¬tário leste da cidade do Natal. A pesquisa pretende chamar atenção para os cuidados com a criança a partir dos dois anos. Os resultados do projeto, que está em fase de conclusão, serão apresentados a profissionais de saúde e educação do Estado. Jaqueline Pontes também coordena o projeto de extensão Ciclo de Palestras sobre Adoção Legal que tem o objetivo de incentivar e esclarecer questões sobre o processo e prestar apoio às gestantes aten¬didas na Maternidade Escola Januário Cicco que pretendem entregar um filho para adoção. A cada mês são proferidas palestras com profissionais e com personagens que já participaram do processo de adoção. As atividades são voltadas para profissionais da saúde, gestantes e população em geral.


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