Educação e religiosidade

Educação e religiosidade

Entrevista em 28 de outubro de 2007

Marlucia Menezes de Paiva formou-se em Pedagogia na UFRN (1969) e lecionou e trabalhou com orientação educacional em algumas escolas antes de mudar-se para Pernambuco. Após alguns anos fora de Natal, fez concurso para a UFRN e começou a exercer a docência na instituição em 1979. A professora foi chefe do depto. de Educação em 1997 e atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Educação, onde leciona disciplinas relacionadas à História da Educação. Durante o mestrado sobre tecnologia educacional, concluído na UFRN em 1983, estudou programas educacionais que existiam na universidade e no Rio Grande do Norte. Entre eles, o Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), que originou a implantação da TVU UFRN para transmissão de suas aulas, e o Projeto Sistema de Teleducação do Rio Grande do Norte (SITERN). Ambos trabalhavam com educação à distância. Em 1992, concluiu doutorado na PUC-SP, no qual começou a desenvolver a linha de pesquisa que estuda até hoje: as práticas educacionais ligadas à religião e particularmente à Igreja Católica. Na sua tese, reuniu dados sobre o movimento realizado pela Igreja em Natal no fim da Segunda Guerra Mundial. Este programa, que logo depois ficou conhecido como Movimento Natal, amparava os menos favorecidos da cidade, como crianças que estavam na rua e mães solteiras e que eram levados às instituições da igreja para que tivessem apoio moral e educacional. Estes temas estão relacionados com os programas de educação popular na história da educação no RN durante os anos de 195NULL, que também fazem parte das linhas de pesquisa em que a professora atua. A professora realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Durante os três meses em que esteve no Rio de Janeiro, estudou a organização de arquivos como intuito de compilar os documentos relacionados ao Movimento Natal. Já na França, pesquisou as influências católicas francesas no surgimento dos movimentos populares da igreja. A professora Marlucia está integrada a Base de Pesquisa Fundamentos da Educação onde desenvolve projetos e pesquisas juntamente com a professora Márcia Maria de Sá Rocha. Recentemente também organizou o livro \'A Igreja Católica e suas práticas culturais\', resultado de pesquisas feitas por ela e pelos alunos.


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