A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí

Entrevista em 20 de julho de 2009

Uma audiência pública realizada em Santa Cruz, em 2006 resultou na solicitação à UFRN, de um curso de Enfermagem para atender as necessidades da população do município. Assim, um grupo de docentes, entre eles a professora Jucimar França Vilar Lima, ficou encarregado de elaborar estudo de campo para identificar essa demanda. A pesquisa resultou na identificação de um mercado de trabalho promissor para os profissionais da saúde.
A concretização da unidade de ensino de Enfermagem aconteceu naquele mesmo ano e possibilitou a abertura de vagas no vestibular 2007. Jucimar França foi, então, indicada para coordenação do curso de Enfermagem de Santa Cruz. Segundo ela, no início as aulas eram ministradas no auditório do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), devido a falta de infra-estrutura adequada. O cenário só começou a mudar com a criação do Reuni.
Jucimar França Vilar disse, que o Reuni possibilitou a ampliação do projeto e atraiu outros cursos para a cidade, como Nutrição e Fisioterapia, consolidando a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa). “O Reuni foi, sem dúvida alguma, um desencadeador de avanços para o pólo de ciências da saúde de SantaCruz”, comenta Jucimar, que, em2008, foi nomeada diretora da Facisa.
Hoje, a Faculdade conta com25 docentes efetivos e tema previsão de contratação de outros 15 até 2010. Também estão sendo construídos dois prédios que irão abrigar salas de aula e laboratórios, um edifício para residência universitária e uma unidade de alimentação e nutrição, onde funcionará o restaurante universitário.
No campo da educação, 12 projetos de extensão, voltados para a promoção da saúde preventiva e para estudos clínicos, e quatro de monitoria estão em andamento. Mesmo como diretora da Facisa, Jucimar coordena um projeto de curso pré-vestibular voltado para os alunos das escolas públicas da região. “As aulas acontecem aos fins de semana e são ministradas por estudantes da UFRN e da Facisa. São atendidos 80 alunos por ano e, em 2009, recebemosmais de 340 inscrições. Como resultado, nós tivemos 13 alunos aprovados no último vestibular, entre eles, um primeiro lugar”, explica a professora.
O próximo projeto do qual Jucimar faz parte objetiva instalar uma residência multiprofissional no hospital Ana Bezerra. “Nós estamos buscando implantar esse tipo de residência em Santa Cruz, pois algumas áreas da saúde só possuem residência em Fortaleza e Recife. Além da facilidade da proximidade com Natal e da interação com outras áreas, esses alunos irão contribuir para a melhoria da saúde da população da região”, conclui a professora Jucimar.


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]