Tecnologia de Comunicação Sem Fio

Tecnologia de Comunicação Sem Fio

Entrevista em 29 de outubro de 2009

O professor Laércio Martins de Mendonça é graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN, onde também se especializou em Geometria Diferencial, em 1981, e cursou Mestrado em Engenharia de Microondas no ano de 1987. Em 1994, Laércio Martins fez doutorado em Engenharia de Telecomunicação na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Na carreira profissional, ingressou como professor da UFRN mediante concurso público e ocupou o cargo de Professor Auxiliar I do Departamento de Engenharia Elétrica, em maio de 1983. Atualmente, é Professor Associado II e participa de pesquisas na área de telecomunicações.
Laércio está participando ultimamente como colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicações Sem Fio - INCT/CSF. No mês de junho de 2009, o INCT/CSF foi criado, com sede na UFRN, a fim de fornecer uma estrutura, inclusive com mão-de-obra especializada, para implementar tecnologias para aplicações em TV Digital. Para tanto, consolidou cooperação entre grupos de pesquisa da UFRN, da PUC-RJ, da UFMG e da UFPA e em cada uma dessas universidades, quatro pesquisadores se tornaram colaboradores. Na UFRN, o professor Laércio é um deles, além do coordenador geral do Instituto, Adaildo Gomes e dos docentes Humberto Fernandes e Sandro Gonçalves.
A pesquisa no INCT/CFS é financiada pelo Governo Federal através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, de onde recebeu investimento de dois milhões e meio de reais e tem duração de três anos na primeira fase, de 2009 a 2011. Segundo o professor Laércio Martins, os recursos começaram a chegar no instituto em setembro e já existe algumas ações para serem desenvolvidas. “A primeira grande missão é o mapeamento da condutividade do solo do Brasil. Para isso, estão sendo comprados dois carros com computadores e antenas para medir níveis de radiação. Estes carros estão sendo equipados em São José dos Campos, em São Paulo e, provavelmente, ficará um aqui em Natal e outro na PUC, no Rio de Janeiro”, relatou o professor.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]