Levantamentos geológicos

Levantamentos geológicos

Entrevista em 09 de novembro de 2009

Desde 1973, o professor Jaziel Martins Sá é formado em Geologia pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde também fez mestrado em Geociências, em 1982. De 1988 a 1991, Jaziel cursou doutorado em Geocronologia e Petrologia, na Faculté de Sciences - Universite de Nancy I, Nancy, França. A pesquisa de doutorado de Jaziel Martins fazia parte do projeto envolvendo a UFRN e a Comunidade Econômica Européia e o tema central da tese era fazer pesquisas geocronológicas e petrológicas em uma área que abrangia o oeste do Rio Grande do Norte e o leste do estado do Ceará.
A carreira profissional de Jaziel Martins na UFRN teve início em 1974, no cargo de professor Auxiliar de Ensino. Jaziel Martins participou da fundação do curso de Geologia na UFRN, foi o primeiro coordenador e, posteriormente, o primeiro Chefe de Departamento. Atualmente, é professor Associado I e diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra, além de participar do programa de Mestrado e Doutorado em Geodinâmica e Geofísica, orientando e lecionando.
Jaziel Martins informou que participa de projetos dentro do programa de pós-graduação, dentre eles a pesquisa financiada pelo Ministério das Minas e Energias em convênio com a UFRN. “O projeto inclui levantamentos geológicos básicos centrados na região oeste do estado do RN e visa fornecer informações básicas a qualquer empresa que esteja interessada em investir e não tem informações suficientes sobre a região”, declarou o professor. Segundo Jaziel Martins, são áreas que são conhecidas, mas não têm muitos detalhes.
A pesquisa começou em maio de 2009 e tem até o final de 2010 para ser concluída. Jaziel Martins disse que estão envolvidos 12 professores do Departamento de Geologia além de 13 estudantes, dentre estes, alunos de graduação, de mestrado e de doutorado que foram contratados através da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura - FUNPEC e estão em campo. O professor Jaziel trabalha mais especificamente na folha geológica – espaço de 55 por 55 quilômetros – de Pau dos Ferros e Apodi.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]