Exercícios da Poesia

Exercícios da Poesia

Entrevista em 09 de fevereiro de 2010

Maria José Mamede Galvão é irmã da escritora e poetisa Zila Mamede e professora aposentada da UFRN, e que muito fez pelo Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/ Currais Novos e pela educação da região.
A professora Maria José Mamede Galvão nasceu em Nova Palmeira, Paraíba. Seu pai era potiguar, nascido em Parelhas e trabalhava como mascate. Em 1935, a família se mudou para Currais Novos. A professora permaneceu na cidade até 1942, quando, a família se mudou para Natal. Maria José continuou seus estudos no Atheneu Norte-Riograndense e, em seguida, na Escola Normal. “Naquela época, quando terminávamos o segundo grau, era hora de nós, mulheres, nos casarmos. E assim aconteceu comigo. Eu terminei o segundo grau em 1950 e no ano seguinte me casei”, conta.
A primeira experiência efetiva como professora ocorreu em Acari, onde foi morar com o marido. Maria José foi convidada para ensinar na Escola Isolada de Bulhões, na zona rural do município. Logo depois, ela foi ser diretora do grupo escolar Tomáz de Araújo, o que a gabaritou para comandar, posteriormente, diversas escolas da cidade.
No início da década de 1970, Maria José retornou para Natal, ao lado dos filhos, para que eles pudessem estudar para o vestibular. “Eu tinha um sonho muito grande de fazer o terceiro grau, então, fui estudar com eles. Prestei vestibular para Pedagogia e ingressei na UFRN em 1972”, lembra a professora. Ao terminar a faculdade, ela voltou para Acari. Ao mesmo tempo, começou a dirigir o 8º Núcleo Regional de Educação, em Currais Novos, que coordenava o ensino estadual em oito municípios daquela região.
Em 1977, Maria José recebeu um convite para lecionar no CERES de Caicó. No ano seguinte, com a abertura da unidade de Currais Novos, ela prestou concurso e se tornou professora efetiva da UFRN, e de 1978 a 1981 foi diretora do Ceres de Currais Novos
Entretanto, a universidade lhe ofereceu dedicação exclusiva, foi quando a professora deixou o Estado e acoplou o seu tempo de serviço a UFRN. Ao todo foram 33 anos dedicados à educação. A professora se aposentou em 1991, e em 1993 foi para o município, onde durante 3 anos, organizou Conselhos Escolares das escolas municipais. De 1998 a 2004, foi presidente da Fundação José Bezerra Gomes, e em seguida Secretaria Municipal de Turismo de Currais Novos, de lá para cá, tem se dedicado à escrita. Ela é autora do livro Entre o sertão e o mar: Caminhos onde conta histórias da sua trajetória entre o Seridó e a capital potiguar, os aspectos, as pessoas e os lugares da região. Atualmente publicou o livro “Exercícios da Poesia”, de poesias e crônicas, sobre as pessoas e os fatos da região. “A maioria das crônicas deste livro foram publicadas no caderno DN Seridó, do jornal O Diário de Natal”, disse a professora.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]