Tecnologia Cênica e Cultura Sustentável

Tecnologia Cênica e Cultura Sustentável

Entrevista em 19 de fevereiro de 2010

José Sávio Oliveira de Araújo é licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1995), onde também cursou Mestrado (1998) e Doutorado (2005) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade (PPGEd/UFRN). Recentemente, fez seu Pós-Doutorado em Artes Cênicas e Tecnologia na University of British Columbia, Vancouver, Canadá.
Em 2002, Sávio Araújo ingressou na UFRN como professor do Departamento de Artes (DART) lecionando a disciplina de Cenografia e Tecnologia Cênica. Desde então, assumiu a Vice-Chefia do DART, foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e foi o 1º coordenador do Curso de Teatro – função a qual o professor reassumiu atualmente.
Um dos quatro membros brasileiros da United States Institute for Theatre Technology (USITT) e membro da International Organization of Scenographers, Theatre Architects and Technicians (OISTAT), Sávio Araújo mantém contato com a rede de informações mundial sobre tecnologia cênica. É também Secretário Geral da Associação Brasileira de Iluminação Cênica (ABRIC), a qual é sede latino-america da OISTAT no Brasil.
Desde a criação do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC) na UFRN (2007), o professor encontrou meios para aprimorar a formação dos alunos direcionando-a para o ‘pensar um projeto cenográfico como parte da construção artística’. Os ‘Grupos de Estudo Fotografia de Cena’ (GEFC); ‘Iluminação Cênica’ (GEIL); ‘Maquiagem Artística’ (GEMA); ‘Cenografia’ (GECEN); ‘Sonorização de Espetáculos’ (GESE); e ‘Figurino e Adereços’ (GEFA) integram o CENOTEC e discutem as necessidades de cada setor.
No âmbito da pesquisa, Sávio Araújo desenvolve um projeto ligado à (PROPESC) intitulado ‘Arte Cênica e Tecnologia: relações interdisciplinares no ensino de tecnologias cênicas no ensino médio’. De acordo com o pesquisador, “o trabalho objetiva compreender o teatro como um sistema de elementos que se articulam na construção da representação cênica; e este é um campo privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade tanto na produção artística, quanto no ensino de teatro nas escolas, uma vez que o professor capacitado para isso pode articular conhecimentos das áreas de atuação, cenografia cênica entre outras, com as demais matérias do currículo escolar.”
Através do ‘Grupo de Estudos da Economia da Cultura’, Sávio Araújo tenta mapear as cadeias produtivas que se articulam em torno da produção em arte cênica no sentido de fomentar o debate acerca da melhoria dessa produção e sua sustentabilidade. Para Sávio, “faltam políticas mais definidas de relação entre a produção cultural e o setor do comércio ligado a essa esfera. É esse hoje um dos maiores desafios a serem enfrentados”.
 


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