Um profissional de comunicação completo

Um profissional de comunicação completo

Entrevista em 01 de março de 2010

O professor Ruy Alkmin Rocha Filho cursou Comunicação Social, habilitação Jornalismo na Universidade Potiguar (2001), fez mestrado em Ciências Sociais pela UFRN (2005) e está fazendo doutorado em Educação, no Chile, com previsão de término em 2012.
Para ingressar na UFRN como docente, Ruy Rocha prestou concurso e foi admitido como professor substituto em 2005 e, novamente, em 2007. No ano de 2009, prestou concurso para professor efetivo e atualmente possui o cargo de Professor Assistente I, dedicação exclusiva. Ministra as disciplinas Introdução ao Rádio, Direção em TV e Tópicos Especiais em TV.
Desde que entrou na Universidade como docente, Ruy Rocha participa das atividades acadêmicas na área de extensão. É colaborador do projeto Televisão Experimental em Comunicação e do Rádio Experimental em Comunicação. Ele participa também do Programa Xeque –Mate, o qual passou a coordenar desde 2008. É coordenador do Tela-livre, desde 2009 e coordenador Adjunto do TVU Esportes. Além desses, participa do projeto de oficinas de comunicação destinadas à comunidade de Ponta Negra e a um assentamento em João Câmara, município do RN.
Nas atividades de pesquisa, o professor atua como colaborador da pesquisa ‘O fotojornalismo em Natal: a República e o Diário de Natal’. De acordo com Ruy Rocha, é um importante projeto que visa recompor a memória histórica, principalmente de um segmento que normalmente não recebe tanta atenção, o fotojornalismo. “Na história, muitos pesquisadores têm tomado os jornais como documentos importantes para recompor as noções do passado. A comunidade necessita de uma maior compreensão acerca do papel desempenhado pelos jornais e jornalistas. A partir das informações obtidas nessa pesquisa, é possível avaliar com profundidade a contribuição desses jornais”, destacou.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]