Estado e Políticas Públicas: dinâmica Social em Natal

Estado e Políticas Públicas: dinâmica Social em Natal

Entrevista em 15 de março de 2010

A professora Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal é graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1981) e fez especialização na UFRN em Metodologia da Pesquisa, durante seis meses, em 1984. Cursou mestrado em Sociologia Política pela PUC-SP (1994) e teve a cidade do Natal como área de pesquisa. A dissertação tratou sobre a estruturação urbana da cidade, estudando a segregação sócio-espacial. Ainda pela PUC-SP, em 2000, a professora defendeu a tese de doutorado sobre processos migratórios internacionais, em Toronto, no Canadá, onde pesquisou brasileiros que moravam lá na época, e acompanhou as pesquisas que trabalhavam a mesma temática.
Como docente da UFRN, Soraia Vidal ingressou em 2008, sendo professora substituta do Departamento de Ciências Sociais. No ano seguinte, se tornou professora efetiva do Departamento de Políticas Públicas, onde atualmente leciona no curso de Gestão de Políticas Públicas. Pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Soraia Vidal atua orientando e lecionando a disciplina ‘Cidades, estratégias e projetos’.
A professora participa do Grupo de Pesquisa voltado para estudos da dinâmica social em Natal, coordenado pela professora Maria do Livramento Miranda Clementino, de nome “Estado e Políticas Públicas”. Além disso, coordena o projeto de pesquisa “Condomínios fechados na Região Metropolitana de Natal: segregação sócio-espacial e vizinhança seletiva”, que, segundo Soraia Vidal, é uma preparação para fazer estudo comparativo com São Paulo. Outro projeto destacado por ela visa o acompanhamento dos desdobramentos da participação de Natal na Copa de 2014, mas este ainda está em negociação.
Na área de extensão, a professora informou que participa do projeto “A gestão Social das políticas públicas: os conselhos gestores”, coordenado pela professora Lindijane de Souza Bento Almeida, onde Soraia Vidal ministra um curso de formação de conselheiros da criança e adolescente de Natal.
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]