Petróleo e Economia Regional

Petróleo e Economia Regional

Entrevista em 29 de março de 2010

João Rodrigues Neto é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (1972) com especialização em ‘Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Econômico’, pelo L' Istituto di Studi per lo Sviluppo Economico, Napoli , Itália (1982). Cursou seu mestrado na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1994) e seu Doutorado no Instituto de Economia da UNICAMP, Campinas-SP (2007), ambos voltados para o estudo do ‘Petróleo’.
Em 1976, João Rodrigues ingressou no Departamento de Economia da UFRN para lecionar a disciplina ‘Introdução a Economia’; inicialmente direcionada para os alunos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade. Desde então, assumiu as funções de Diretor Administrativo da TV Universitária (TVU), onde organizou a transferência da TVU e do Sistema de Telecomunicação (ensino a distância através da TV) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para a UFRN; foi Coordenador de Curso e Chefe de Departamento.
Atualmente, o professor está à frente da Chefia do Departamento de Economia e leciona as disciplinas de ‘Economia Política I’ e ‘Formação Econômica do Brasil II’ para a graduação de Ciências Econômicas. É consultor da Revista Econômica do Nordeste (REN), e Membro do Conselho Consultivo da Revista GEPEC Online.
João Rodrigues é também membro da base de pesquisa ‘Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste’, na qual desenvolve trabalhos na linha ‘Economia do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis’, a partir do projeto ‘Refinaria de Petróleo: uma perspectiva para o pólo industrial de Guamaré-RN’. O projeto objetiva investigar limites e possibilidades de ampliação da mini refinaria do pólo industrial de Guamaré-RN.
Segundo João Rodrigues, a partir desta pesquisa registrada no CNPq, “pretende-se mapear a cadeia produtiva de uma refinaria de petróleo, caracterizando os principais derivados desse produto produzido pelo Pólo Petroquímico brasileiro e identificando as atividades industriais nucleadas por este pólo.”
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]