Antropologia e Etnociência

Antropologia e Etnociência

Entrevista em 12 de abril de 2010

Francisca de Souza Miller é graduada em Ciências Sociais, 1987, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); possui mestrado em Antropologia, 1994, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde apresentou a dissertação ‘Organização social de uma comunidade de pesca artesanal no Rio Grande do Norte’; e Doutorado em Ciências Sociais, 2005, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese ‘Pescadores e Coletoras de Patané/Camocim: aspectos da adaptação humana aos manguezais do RN’.
Na graduação, Francisca Miller foi bolsista de Iniciação Científica CNPq, do curso de Antropologia Marinha, ministrado pelo professor Ton Oliver Miller; o que a estimulou a seguir a linha de estudo ‘Meio ambiente, sistema sócio-cultural e etnociência’. Segundo ela, o estudo intencionava confrontar as realidades das relações éticas da população com as suas fontes de energia e sustento, com as realidades êmicas.
Francisca Miller ingressou no Departamento de Ciências Sociais da UFRN em 1997para ministrar a disciplina ‘Etnologia’. Em 1998, assumiu a vice-coordenação do curso, e em 2000 compôs o grupo de professores que criou o Departamento de Antropologia da UFRN. Atualmente, ocupa pela segunda vez a chefia do Departamento de Antropologia; coordena o grupo de estudos ‘Antropologia, Natureza e Populações Tradicionais’, no Núcleo de Antropologia Visual da UFRN (NAVIS), e ministra a disciplina ’Teoria antropológica Clássica’ na pós-graduação.
A professora coordena também o projeto ‘Estudos etnográficos de algumas comunidades pesqueiras do RN e vizinhança’ inserido no NAVIS, financiado pela FAPERN e CNPq. Ela explicou que este estudo está em andamento desde 2008 e visa realizar um conjunto coerente de pesquisas etnográficas junto às comunidades pesqueiras do litoral e região lacunar do RN e adjacências. “Pretendemos criar um acervo de informações para fins científicos, com o objetivo de estudarmos o processo sociocultural, identificarmos os valores tradicionais das comunidades, que afetam a introdução de inovações, e com isso, subsidiarmos informações da atuação para os órgãos estaduais, federais e, se for o caso, ONG’s responsáveis pelo desenvolvimento de atividades pesqueiras na região”. O projeto conta com a colaboração dos professores Antônio Carlos Diegues (USP), Edvânia Duarte Celestino (UNP e IDEMA), e do bolsista CNPq, Cláudio Rogério dos Santos.
Atuante também na interface de Arqueologia, Francisca Miller coordenou, junto com a professora Márcia Severina Vasques (DHG/CERES), o GT ‘Arqueologia no RN: balanços e perspectivas’, na XVII Semana de Humanidades da UFRN. Francisca Miller informou que, “além de ter feito um balanço dos trabalhos que têm sido realizados em âmbito estadual sobre a arqueologia no RN, o GT lançou propostas para o desenvolvimento de pesquisas arqueológicas na região e comunicou o interesse de estudar a viabilidade da implantação de um curso de especialização em arqueologia com fundamentos interdisciplinares”.

 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]