Unifesp promove fórum para integrar pesquisadores

Publicado em 05 de novembro de 2013 às 10h43min

Tag(s): Evento



A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promove, entre os dias 6 a 8 de novembro, a quarta edição do Fórum Integrador de Pesquisadores da instituição, cujo tema este ano é "Interdisciplinaridade em Pesquisa: Avanços e Perspectivas". Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni, o evento tem como objetivo integrar os pesquisadores da instituição e explorar novas possibilidades de colaboração entre cientistas de diferentes áreas em temas de interesse comum, com abordagens interdisciplinares.

Segundo os organizadores, a programação dos três dias do Fórum inclui sessões plenárias com convidados que se destacam em diversas áreas do conhecimento, abordando formas objetivas de transformar o conceito de interdisciplinaridade em ações efetivas. A novidade deste fórum, explica Maria Lucia, é que ele foi planejado de forma coletiva, com a participação de representantes de todos os campi da Unifesp.

O evento tem acompanhado o crescimento da pesquisa e da pós-graduação, incluindo novas áreas de conhecimento, além das já tradicionais na Unifesp. Além de workshops e conferências, haverá sessões coordenadas com a participação de pesquisadores de outras universidades e de profissionais envolvidos em inovação e empreendedorismo.

Ao todo, serão nove conferências, sendo três no primeiro dia, quatro no segundo e duas no último. "Interdisciplinaridade e o futuro da Ciência no Brasil" é o tema da conferência que será apresentada pela presidente da SBPC, Helena Nader, que também é professora na Unifesp. "Interdisciplinaridade, interação e internacionalização: pressupostos para qualidade e excelência na Pós-Graduação e Pesquisa" é o tema da apresentação do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Philippi Junior.

Estão também programadas quatro sessões coordenadas. Na primeira delas serão apresentados os Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares em funcionamento na Unifesp, com o intuito de estimular e incorporar as perspectivas inter e transdisciplinares no ensino e pesquisa da Pós-Graduação. Em outra serão discutidas as propostas de planejamento para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e pós-graduação nos diversos Campi da Unifesp. Nas demais sessões serão discutidas as relações entre pesquisa, inovação e empreendedorismo.

Na última edição do fórum, ao longo dos três dias, participaram cerca de 700 pessoas. "Este ano esperamos atingir cerca de 800 a 1000 pessoas", diz Maria Lucia. Os workshops permitirão a participação da comunidade na construção da interdisciplinaridade, com temáticas diversificadas, abrangentes e de interesse coletivo.

Para mais informações acesse http://propgpq.unifesp.br/fip/.

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]