CsF abre oportunidades para pesquisa na Suécia

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 10h19min

Tag(s): Ciências sem Fronteiras



Foi lançada no dia 16 de dezembro a terceira chamada para inscrições de projetos de pesquisa na parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oCentro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) pelo Programa Ciência sem Fronteiras. O prazo para envio de propostas segue até 17 de maio de 2014.

 

O objetivo é oferecer bolsas de estudo para que pesquisadores brasileiros tenham a oportunidade de desenvolver seus projetos nas universidades suecas parceiras e ou nos centros de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa sueca de defesa e segurança Saab AB. Mais informações e regulamento no site do CNPq.

 

Na segunda chamada da parceria foram inscritos mais de 48 projetos na plataforma colaborativa do CISB, registrando um aumento de 41% em relação à primeira chamada. Ao final, 31 propostas de projetos foram aplicadas oficialmente na plataforma Carlos Chagas do CNPq, das quais 10 foram contemplados com bolsas de pós-graduação. Todos os aprovados na segunda chamada estarão na Suécia antes do final do primeiro semestre de 2014.

 

O pesquisador Renato Machado, doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina já se encontra na BlekingeInstituteof Technology, na cidade de Karlskrona. Com desenvolvimento de seu projeto de pós-doutorado intituladoDetecção de Alvos Utilizando Radar de Abertura Sintética com Resolução de Comprimento de Onda para Baixa Freqüência, ele pretende ajudar o Brasil a mapear o relevo e monitorar as fronteiras e regiões de desmatamento.

 

Segundo o pesquisador "a intenção é, após minha estada na Suécia, trazer a linha de pesquisa para o Brasil, pois temos poucos institutos de pesquisa e profissionais que lidem com essa tecnologia na prática. Precisamos tirar o projeto do papel e passar a desenvolver de fato o transmissor e o radar. Essa troca de experiência com profissionais suecos será extremamente agregadora para o país", salientou Renato.

 

Pablo Viana da Silva, doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, irá desenvolver o projetoManufaturabilidade de Circuitos Flash FPGA para Interfaces de Sistemas Aviônicos como requisito para o pós-doutorado. Pablo Viana afirmou: "além dos conhecimentos técnicos no contexto da pesquisa, os quais permitirão o desenvolvimento de projetos de equipamentos aviônicos da próxima geração, a experiência de viver em um país desenvolvido, reconhecido por sua justiça social e considerado um dos mais inovadores e sustentáveis do planeta, me ajudarão a compreender melhor os desafios do Brasil e aproveitar nosso potencial de oportunidades". O pesquisador permanecerá na Universidade de Linköping por um período de doze meses.

 

A doutora em engenharia mecânica, Emília Villani, que foi selecionada na primeira chamada do programa para desenvolver o projeto de pesquisa Mecanismos de Software para Tratamento de Falhas de Hardware em Sistemas Embarcados Críticos, na ChalmersUniversityof Technology, em Göteborg, já retornou ao Brasil e planeja voltar para sua instituição de origem, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e dar prosseguimento a cooperação com a universidade sueca por meio de projetos executados em parceria.

 

Segundo Emília Villani, "a pesquisa desenvolvida na Suécia pode ser continuada no Brasil e aplicada ao desenvolvimento de sistemas embarcados críticos das indústrias aeronáutica, aeroespacial, automotiva, entre outras. Além disso, o conhecimento adquirido aqui pode ser disseminado no Brasil por meio de cursos e orientação de trabalhos de pós-graduação", disse a engenheira.

 

O CISB - Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, StoraEnso e Scania são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa.

 

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]