35 anos de História, Mudanças e Conquistas

Publicado em 24 de julho de 2014 às 10h15min

Tag(s): Opinião



Herdeira de uma história de luta pela democratização do estado brasileiro e defesa dos interesses dos Docentes e da Universidade pública, laica e de qualidade, o ADURN-Sindicato celebra seus 35 anos com mudanças e conquistas.

A trajetória começa a ser desenhada com a ebulição do contexto sócio-político a partir da segunda metade dos anos 1970, ganha forma com a fundação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1979, e é fortalecida com a transformação da entidade em Sindicato, no ano de 2011.

Com o acirramento das contradições decorrentes da ditadura militar imposta pelo golpe de 1964, paulatinamente segmentos da sociedade civil brasileira começaram a levar suas inquietudes para as ruas, a contestar, desde seus locais de residência até os locais de trabalho, e diversos segmentos da sociedade brasileira retomaram sua capacidade de mobilização.

Neste contexto, os intelectuais das universidades brasileiras começam a se organizar. Lideranças de professores de todas as regiões do país realizam encontros com o objetivo de criar Associações de Docentes do Ensino Superior como espaço de defesa dos interesses trabalhistas da categoria e de discussão sobre temas ligados às universidades.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte a tendência não foi diferente. Em 15 de agosto de 1979, os professores idealizaram a criação da ADURN, uma entidade de defesa dos direitos profissionais e trabalhistas dos professores.

Desde então, a entidade traz entre seus princípios a luta pela conquista e manutenção da democracia e da autonomia universitária e a transformação da instituição onde atua. Foi protagonista no desenvolvimento da educação pública brasileira, através da democratização da Universidade, da luta pela valorização do professor, no incentivo tecnológico e na busca constante da melhoria da qualidade no ensino.

Essas reflexões vêm à tona quando celebramos o aniversário de uma entidade que, em 2011, conquistou o caráter de sindicato independente. Responsável e comprometido com a luta pela democracia e em defesa dos professores, busca assegurar as condições essenciais ao exercício do serviço público: o reconhecimento, o financiamento responsável, a remuneração justa, boas condições de trabalho e, essencialmente, a autonomia funcional e a liberdade de organização sindical.

Participante, desde a sua fundação, do Movimento Docente, o ADURN-Sindicato colaborou para hoje tenhamos uma organização nacional, de caráter federativo, que tem como premissa a busca pela melhoria da carreira acadêmica por melhores condições de trabalho e pela ampliação de uma universidade pública, laica, gratuita e de qualidade.

Pautado por uma nova relação política-sindical, agora como sindicato reafirma o seu papel na defesa dos interesses da categoria Docente da UFRN. A todos que fazem parte desta história: PARABÉNS!

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]