Maria Luíza Tonelli debate a judicialização da política com a Comunidade Acadêmica

Publicado em 21 de maio de 2015 às 09h10min

Tag(s): DEBATE



Como o empoderamento econômico e não político da sociedade brasileira na última década  acirrou no país o descrédito da política e a promoção da hegemonia do poder judiciário? É com o objetivo de responder a este questionamento que o ADURN-Sindicato traz a advogada Maria Luíza Tonelli, mestre e doutora em Filosofia pela USP, para debater a questão da judicialização da política e seus efeitos na democracia.

O debate acontece no próximo dia 26 de maio, às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN, e pretende reunir professores, estudantes, funcionários e a sociedade geral em torno da discussão de projetos, estruturas de poder e políticas públicas que possam fortalecer a democracia. O objetivo é promover discussões permanentes sobre questões políticas e sociais fundamentais que dizem respeito ao conjunto da sociedade e não apenas aos especialistas que hoje as discutem.

 “Como a parcela conservadora da sociedade e dos meios de comunicação discutem política sob a ótica restrita dos princípios éticos e morais, queremos empossar o povo de seu lugar soberano de opinar e influir sobre os assuntos da política, promovendo debates em torno de ideias e projetos que venham a fortalecer a democracia”, ressaltou a presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira.

A iniciativa pretende mobilizar a Universidade em torno da necessidade de fazer com que a participação popular seja cada vez mais estimulada no país. Para o conjunto da diretoria do Sindicato, o momento de ofensiva antidemocrática requer a discussão sobre a importância do fortalecimento da democracia e da realização de reformas estruturais.

A dinâmica do Encontro contará com dois momentos. Na primeira parte, a advogada convidada terá um tempo determinado para expor seus pontos de vista. Já a segunda, será aberta para as perguntas dos presentes.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]