6º EPA debate fortalecimento da política voltada para a aposentadoria

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 08h43min

Tag(s): Aposentadoria



O Centro de Educação foi palco da realização de mais um Encontro de Professores Aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os debates aconteceram na manhã desta terça (22), e contaram com ampla participação dos docentes.

Em sua sexta edição, o EPA buscou reforçar a importância dos professores aposentados para a vida do Sindicato e abordou assuntos relacionados à aposentadoria a partir da análise das contribuições profissionais para a construção de uma proposta de formação continuada e, ainda, questões relacionadas à saúde e bem-estar, e às ações judiciais em andamento.

Em sua saudação inicial, o diretor do Sindicato para Assuntos de Aposentadoria, José Maxwell, ressaltou o papel da comissão de apoio, designada em Portaria no mês de agosto, na discussão e promoção de ações voltadas para este segmento. “Essa comissão tem norteado as ações para os aposentados a nível de Sindicato”, enfatizou Maxwell. Segundo o dirigente, a meta do Sindicato é realizar eventos mensais voltados para os docentes aposentados, com o objetivo de “trazer o professor para a vida do Sindicato”.

O presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, ressaltou a força, o poder de mobilização e a participação ativa nas questões sindicais, que vem resultando em conquistas para os professores aposentados. Para o dirigente, os docentes aposentados precisam de um Sindicato que lute, permanentemente pelos seus direitos, que seja depositário desta luta. “É preciso aproximar os professores aposentados da UFRN das atividades do Sindicato, integrar e fortalecer sua participação nas instâncias sindicais e sua importância social e política no Movimento Docente”.

“Trazer o aposentado para a vida do Sindicato é não esquecer que, apesar da vida laboral ter sido encerrada, a sua atividade é permanente. A concepção do nosso Sindicato é de que este professor tem muito ainda a contribuir ”, afirmou Wellington Duarte.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Miriam Dantas, representando no ato a reitora da Universidade, falou da satisfação em participar do Encontro que reúne os docentes aposentados da Universidade num espaço voltado para confraternização e o debate dos direitos relacionados à aposentadoria, colocando-se a disposição para esclarecer dúvidas e debater temáticas de interesse do segmento.

Palestras

Os presentes tiveram a oportunidade de participar de um ciclo de palestras sobre assuntos relacionados à cooperativismo, aposentadoria, qualidade de vida, e ações judiciais, aprofundando a discussão de questões que inquietam os aposentados e, a partir dos debates, definir ações para solucioná-las.

O presidente da CREDSUPER, Manoel Santa Rosa, fez uma exposição sobre o cooperativismo. Ele destacou os pilares da sustentabilidade e da perenidade das cooperativas: amor, honestidade, visão de gestão e liderança. “Na linguagem comum, muitas vezes esses pilares são chamados de bom senso, e é o que nos norteiam até agora na CREDSUPER”, afirmou Santa Rosa.

Com o objetivo de resgatar nos professores aposentados a busca por novos desafios e a prática de um projeto de pós-aposentadoria que vise a qualidade de vida, a segunda palestra do Encontro foi ministrada pela fisioterapeuta que integra a equipe da CAURN, Heloísa Britto.

Ao apresentar o Programa De Bem com a Vida, Heloísa Britto, falou sobre o momento de transformação da aposentadoria e ressaltou a importância de se traçar um projeto que contemple trabalhos ocupacionais onde o aposentado possa ter uma vida participativa.

Com a visão da maturidade como uma das fases produtiva da vida do ser humano, a fisioterapeuta ressaltou a importância da valorização do indivíduo através do seu protagonismo no processo de construção do seu futuro e da sociedade na qual se insere.

Homenagem

O evento contou com um momento de justa homenagem à contribuição do professor no processo de construção dos saberes profissionais da UFRN, com a entrega de placas e a leitura da trajetória acadêmica de cada homenageado, marcada por uma expressiva contribuição intelectual à Academia, através da dedicação à pesquisa e à docência.

Foram homenageados os professores Maria da Paz de Oliveira Costa, Juarez da Costa Ferreira, Vera Lúcia de Macedo, Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo e João Maria Câmara.

Maria da Paz de Oliveira Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978) e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989). Tem experiência na área de zoologia, com ênfase em comportamento animal, atuando principalmente nos seguintes temas: marcação de cheiro, dominância, desempenho e competição por alimento.

Juarez da Costa Ferreira

Professor aposentado do Centro de Ciências da Saúde. Professor de Cirurgia Torácica do Departamento de Medicina Integrada. Chefe do Departamento de Medicina Integrada. Diretor do Centro de Ciências da Saúde. Coordenador do Complexo Hospitalar da área da saúde. Gerente de atenção à saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Vera Lúcia de Macedo

Professora graduada nos cursos de História e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalhou na Escola Agrícola de Jundiaí entre os anos de 1982 e 1995, onde foi vice-diretora. Além de professora da EAJ, Vera Lúcia também exerceu a função de orientadora pedagógica na instituição.

Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo

Com 55 anos de ordenação sacerdotal, Monsenhor Tércio tem um currículo que vai da educação à gestão de órgãos de diocese, passando pela forte presença na comunicação de dioceses do rio grande do norte. o sacerdote coordenou pastorais, dirigiu o departamento diocesano de ação social, a escola pré-vocacional - o João XXIII - da escola Monsenhor Walfredo Gurgel e a Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales. Atualmente é diretor do colégio diocesano. 

No campo da docência, monsenhor Tércio começou no Movimento de Educação de Base (MEB), ensinou nos seminários de João Pessoa e de Caicó, na UFRN, Educandário Santa Teresinha, colégio normal e na escola Joaquim Apolinar. 

Professor fundador do NAC, hoje CERES. Participou, por vários anos, do Conselho Estadual de Educação. Formou, em 1972, uma Comissão para criar a Universidade do Seridó, retomada este ano.

Atualmente, é o Vigário Paroquial de São José, na cidade de Caicó; Conselheiro Assistente da Fundação Sant’ana e assistente espiritual dos diáconos permanentes.

 

Katarina Maria Câmara Martins

Professora licenciada em Pedagogia e mestra em Metodologia do Ensino. Foi diretora de Política Educacional e Científica da ADURN, no período de 1992 a 1994. Professora aposentada do antigo Departamento de Educação (DEPED), do CCSA, tendo assumido a vice-chefia do DEPED, entre 1981 e 1983. Foi vice-diretora do CCSA, no período de 1988 a 1991. Atuou no curso de Pedagogia, ministrando disciplinas nas áreas de didática e de ensino de história. A professora permanece contribuindo com a UFRN, vinculada à equipe pedagógica da Comperve, mesmo depois de aposentada.

João Maria Câmara

Técnico em eletrotécnica, engenheiro eletricista, engenheiro de segurança do trabalho e especialista em instrumentação. Foi chefe do departamento de manutenção elétrica da indústria têxtil Seridó, professor do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Maranhão e, professor e chefe do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Projeto SINTA AMOR

Antes da apresentação do coral, a coordenadora do Projeto SINTA AMOR (SINTA - Serviço Integrado de Terapias Auxiliares; AMOR – Acolhimento Maturidade Ocupação Renascimento), Carmélia Martins, expôs o objetivo e a dinâmica do projeto que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos professores aposentados da UFRN, através da oferta de uma série de atividades integradas, de caráter preventivo e de manutenção da saúde integral.

“O Sinta Amor pretende preencher uma lacuna no tocante a uma assistência ao professor aposentado através de atividades diversificadas contemplando tanto a parte intelectual como a parte voltada para o lazer e exercícios físicos, promovendo assim a saúde e bem estar desse segmento. O professor aposentado vai se sentir acolhido pela UFRN. É uma forma de reconhecimento do trabalho que foi prestado por ele à Instituição”, ressalta a professora Carmélia Martins.

Ações Judiciais

A assessora jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa atualizou os presentes sobre as ações judiciais que envolvem os aposentados e prestou esclarecimentos. Entre as principais ações estão a que pede o abono de permanência, revisão da aposentadoria por invalidez com proventos integrais e o reposicionamento dos docentes aposentados após 2006 na classe de Associado.

Andreia falou ainda dos encaminhamentos acerca dos Precatórios e relatou as ações que vêm sendo realizadas pela Comissão.

Entre os temas em discussão, destaque também para o esforço sindical para pautar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555, que prevê a extinção gradativa da contribuição dos 11% dos inativos.

O diretor José Maxwell destacou as ações que vem sendo realizadas e a necessidade de ampliar a luta pela aprovação da matéria e acelerar o processo de votação na Casa Legislativa, em Brasília.

O Encontro foi encerrado com a distribuição de brindes aos presentes.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]