Edição do EPA em Caicó debate fortalecimento da política de interiorização para a aposentadoria

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 09h47min

Tag(s): Aposentadoria



 

Caicó foi palco da realização do primeiro Encontro de Professores Aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no interior do Estado. Os debates aconteceram na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, e objetivaram fortalecer a política de interiorização das ações do Sindicato voltadas para a aposentadoria .

O EPA, que a nível estadual já está em sua sexta edição, buscou reforçar a importância dos professores aposentados para a vida do Sindicato e abordou assuntos relacionados ao bem-estar, cooperativismo e às ações judiciais em andamento.

Na abertura do evento, o professor Dirceu Ribeiro, membro da comissão de apoio à Diretoria de aposentados do ADURN-Sindicato, ressaltou a importância da mobilização e participação ativa nas questões sindicais, que vem resultando em conquistas. Para ele, é preciso aproximar os professores aposentados da UFRN, especialmente àqueles que estão nos municípios do interior, das atividades do Sindicato.

Em sua saudação inicial, o diretor do Sindicato para Assuntos de Aposentadoria, José Maxwell, falou da alegria em poder concretizar a demanda de levar o EPA aos campi do interior do Estado.

O dirigente ressaltou o papel da comissão de apoio, designada em Portaria no mês de agosto, na discussão e promoção de ações voltadas para este segmento. “Essa comissão tem norteado as ações para os aposentados a nível de Sindicato”, enfatizou Maxwell. Segundo o dirigente, a meta do Sindicato é realizar eventos mensais voltados para os docentes aposentados, com o objetivo de “trazer o professor para a vida do Sindicato”.

Para a vice-presidente do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel, faz-se necessário e urgente integrar e fortalecer a participação dos docentes aposentados nas instâncias sindicais e sua importância social e política no Movimento Docente. “Atividades como esta, cumprem o importante papel de lembrar aos aposentados que, apesar da vida laboral ter sido encerrada, a sua atividade é permanente. A concepção do nosso Sindicato é de que este professor tem muito ainda a contribuir”, afirmou.

A diretora do CERES da UFRN em Caicó, Sandra Kelly falou da satisfação em participar do Encontro que reúne os docentes aposentados da Universidade num espaço voltado para confraternização e o debate dos direitos relacionados à aposentadoria, colocando-se a disposição para esclarecer dúvidas e debater temáticas de interesse do segmento.

Palestras

Os presentes tiveram a oportunidade de participar de um ciclo de palestras sobre assuntos relacionados ao cooperativismo, aposentadoria, qualidade de vida, e ações judiciais, aprofundando a discussão de questões que inquietam os aposentados e, a partir dos debates, definir ações para solucioná-las.

A gerente de Relacionamento da CREDSUPER, Anacelly de Paula, fez uma exposição sobre o cooperativismo e falou sobre as vantagens em ser um cooperado. Ao apresentar os produtos e serviços disponíveis na Cooperativa de crédito, Anacelly ressaltou as diferenças em relação ao sistema bancário, entre elas o fato dos resultados gerados pelas operações financeiras, durante todo ano, retornarem para você em forma de sobras.  

Com o objetivo de assegurar aos professores aposentados a aplicação dos seus direitos junto ao Sistema de Pessoal da Administração da UFRN, a segunda palestra do Encontro foi ministrada pelo chefe do Departamento de Administração de Pessoal, Zaqueu Hudson.

Zaqueu falou sobre a importância em realizar anualmente, durante o mês de aniversário, o recadastramento em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal como garantia do pagamento, e sobre as mudanças para recebimento do contracheque. Desde junho, o comprovante de rendimentos passou a ser acessado exclusivamente em meio eletrônico, através do Sistema de Gestão de pessoas (SIGEPE).

Ao final da explanação, Zaqueu lembrou da importância de se manter sempre atualizado o cadastro, com endereço, e-mail e telefone, e do direito do aposentado ou pensionista de plano de saúde ao benefício da assistência à saúde suplementar.

Ações Judiciais

A assessora jurídica do Sindicato, Andreia Munemassa atualizou os presentes sobre as ações judiciais que envolvem os aposentados e prestou esclarecimentos. Entre as principais ações estão a que pede o abono de permanência, revisão da aposentadoria por invalidez com proventos integrais e o reposicionamento dos docentes aposentados após 2006 na classe de Associado.

Andreia falou ainda dos encaminhamentos acerca dos Precatórios e relatou as ações que vêm sendo realizadas pela Comissão.

O Encontro foi encerrado com a distribuição de brindes aos presentes.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]