UFRN diz sonoramente Não ao Golpe em Assembleia Universitária

Publicado em 31 de março de 2016 às 08h56min

Tag(s): DEBATE



Com o objetivo de reafirmar a posição do Comitê da UFRN pela Democracia contra o golpe em curso no país e debater a importância do Estado Democrático de Direito na garantia dos direitos civis, humanos e fundamentais, o ADURN-Sindicato e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE/UFRN) realizaram uma Assembleia Universitária nesta quarta-feira (30).

Realizada no auditório Otto Brito de Guerra, prédio da Reitoria da UFRN, a atividade contou com a participação de docentes, intelectuais, estudantes e servidores da UFRN. Todos interessados em debater os riscos e consequências das tentativas de golpe que o Brasil vivencia e que colocam em permanente ameaça a quebra da ordem constitucional.

Com a presença, também, de representantes do meio jurídico, movimentos sociais e sindicais, as diversas falas discorreram sobre o momento de risco que o país vive, com a sua jovem democracia sendo ameaçada por um pedido de impeachment sem fatos que configurem crime de responsabilidade. Foram feitas, ainda, críticas ao flagrante descumprimento das atribuições republicanas dos agentes públicos que deveriam salvaguardar a ordem jurídica no Estado Democrático de Direito.

Palavras de ordem, como Não Vai Ter Golpe, deram o tom ao Encontro. Para os presentes, a hora é de fortalecer cada vez mais o que está escrito e o que foi conquistado com muita luta, com muita mobilização, muito debate na sociedade, que é a Constituição de 1988, lembrando fatos e nomes de muitos que morreram lutando pelo alcance de liberdades políticas, sociais e individuais.

Palco de inúmeros ataques, invasões e perseguições após o golpe militar de 1964, as Instituições Federais de Ensino Superior, à exemplo de diversos setores da sociedade que estão se movimentando contra a tentativa da quebra da constitucionalidade, têm sido o bojo da organização de toda a comunidade acadêmica em defesa da Democracia.

Ao final do encontro, foi lido o manifesto do Comitê da UFRN em defesa da legalidade e do Estado Democrático de Direito.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]