Educação Superior e Comunicação Sindical são debatidos no último dia de Encontro

Publicado em 07 de agosto de 2016 às 12h36min

Tag(s): Encontro



Na manhã deste domingo, 7, professores discutiram no XII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, realizado em Natal, os desafios da Educação Supeior e a comunicação sindical.  Os temas apresentados por João Augusto de Lima (APUB Sindicato) e Maria Auxiliadora Andrade (Adufg Sindcato) foram amplamente debatidos pelo plenário, que discutiu em que sentido a Educação Superior está sintonizada com as exigências da sociedade brasileira e o fortalecimento da integração entre as assessorias de comunicação dos sindicatos filiados visando uma maior aproximação com os professores federais.

Ao apresentar sua tese \"A educação superior e os desafios atuais da sociedade brasileira\", o professor João Augusto Rocha destacou a importância de debater o tema na atualidade, “dada a circunstância de ser a universidade o motor do processo de atualização contínua da educação”, e comentou sobre obra \"Anísio Texeira e a Cultura\", em que apresenta aspectos relevantes da atuação de Anísio na cultura.

No debate do trabalho de divulgação e aperfeiçoamento da comunicação, a professora Maria Auxiliadora ressaltou como na cultura sindical deve ser pautada o conceito de comunicação sindical, que “deve ser entendida como um esforço dialógico e reflexivo, fruto do exercício do pensamento\".

Com o entendimento de que a comunicação pode ser considerada uma ferramenta fundamental para a divulgação das ideias, o aprimoramento das relações da entidade com a sociedade, a democratização das informações e para ampliar o processo de democratização dos sindicatos, o vice-presidente e diretor de comunicação do PROIFES, professor Flávio Silva (Adufg Sindicato), relatou a realização do Seminário de Comunicação da entidade, em Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de julho últimos, e ressaltou a importância da interação entre os profissionais para o crescimento do setor. “A federação não é uma entidade isolada, é composta pelos sindicatos. Os jornalistas precisam trabalhar em rede”.

Resoluções aprovadas

  1. Que o PROIFES-Federação recomende aos sindicatos federados uma gestão de comunicação profissional.
  2. Que o PROIFES se organize com outras entidades para organizar um Seminário sobre a concepção de universidade e perspectivas para as carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
  3. A elaboração de uma nota de repúdio à mercantilização da educação e ampla discussão sobre a transferência de recursos públicos para o setor privado.
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]