André Lourenço fala sobre os impactos da PEC 241 na Economia em debate na CIENTEC

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 17h53min

Tag(s): PEC 241



Qual o impacto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 na Economia? É com o objetivo de responder a esta pergunta que o ADURN-Sindicato e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizam um debate, nesta sexta-feira (21), com o professor André Lourenço, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

A discussão, que acontece no Palco do Chão de Saberes, a partir das 10h30, integra a programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) e pretende apresentar à sociedade um contraponto à defesa do governo que sustenta essa medida.

Com conhecimento e vivência em assuntos econômicos, André Lourenço fará uma análise das finanças públicas e da política fiscal no Brasil, pondo por terra as simplificações e mitos da PEC 241.

Para a diretoria do Sindicato, trata-se da imposição de outro projeto de país, incompatível com a Constituição de 1988 e que precisa ser retirada da pauta do Congresso Nacional. “A atividade faz parte das mobilizações que o Sindicato vem realizando e que continuará a realizar nas próximas semanas, alertando os efeitos nocivos desta proposta para o conjunto da sociedade, especialmente à expansão de bens públicos como saúde e educação”, ressaltou o presidente da entidade, Wellington Duarte.

Aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (10), a PEC 241 limita o ritmo de crescimento dos gastos da União à taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e trará uma perda acumulada às áreas de saúde e educação ao longo dos 20 anos de vigência.

André Lourenço

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (regime DE) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Economia Política do Desenvolvimento (GEEPD) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multissetorial, Análise Estratégica e Conjuntura (Nemec). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidade financeira, crescimento, emprego, macroeconomia regional.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]