Sindicato lança série de vídeos para ressaltar papel do Dia internacional de Luta das Mulheres

Publicado em 01 de março de 2018 às 16h22min

Tag(s): 08 de Março



O ADURN-Sindicato lança hoje uma série de vídeos “Mulheres e os desafios para a ocupação dos espaços de poder” com o objetivo de despertar o debate sobre o significado social, humano, familiar, político e cultural do Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado em 8 de Março. A data está ligada às esperanças, ao trabalho criativo da mulher, ao seu papel na sociedade, mas também à dor, à tragédia e à denúncia sobre o preconceito, a violência e suas condições precárias de vida e de trabalho. 

No que pese os avanços alcançados, ainda existem maridos e namorados que acreditam na violência física para se impor. A violência contra a mulher é extrema, e coloca o Brasil em quinto lugar como o pior país numa lista de 83 nações. O patrão ainda paga menos pelo mesmo trabalho, e a chamada reforma trabalhista, que rasga a CLT, torna ainda mais precária a situação da classe trabalhadora. As tarefas domésticas continuam desvalorizadas e invisíveis. A discriminação e a desigualdade são flagrantes.

Junto a essas pautas históricas pela igualdade e a denúncia da violência contra a mulher, no Brasil cresce a resistência frente às mudanças conservadoras e o retrocesso antifeminista que o governo politicamente ilegítimo de Michel Temer (PMDB) pretende impor. Grandes manifestações e mobilizações irão trazer os efeitos do golpe no aprofundamento das desigualdades de gênero.

Em Natal, as entidades que organizam o ato unificado do 8 de março pontuam três pautas prioritárias: a luta pela vida das Mulheres, a defesa da Democracia e da Soberania e a denúncia da reforma da Previdência.

O Dia Internacional da Mulher irá muito além do perfil comemorativo. A data reforçará a luta e resistência das Mulheres por Direitos e Liberdades Democráticas.

Assista abaixo o primeiro vídeo da série:

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br