UFRN recebe 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária nos dias 23 e 24 de abril

Publicado em 23 de abril de 2018 às 11h19min

Tag(s): Reforma Agrária



Nestas segunda (23) e terça-feira (24) estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se reúnem na 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) para debater o tema: “A defesa da Reforma Agrária em contexto de golpe e criminalização dos movimentos sociais”. O evento, que conta com o apoio do ADURN-Sindicato, acontece nos auditórios “1” e “B” do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Criada em 2013, durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, a JURA acontece em todo o país sempre entre os meses de abril e maio, período em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) relembra o massacre em Eldorado dos Carajás, ocorrido no Pará, no dia 17 de abril de 1996.

Para a Professora Celi Zulke Taffarel (UFBA), a jornada “é a forma de reafirmar a luta camponesa no Brasil com as suas conquistas históricas, e reconhecer os movimentos como sujeitos sociais que legitimam suas ações desde as mobilizações desenvolvidas até a produção de alimentos saudáveis para toda a sociedade”.

Em Natal, o evento conta com a realização de rodas de conversa, debates, entre outras atividades. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, que participará da mesa “Reforma Agrária e Resistência ao Golpe”, é essencial aproximar a comunidade acadêmica da realidade do campo através desses espaços de discussão, sobretudo diante da atual conjuntura, para que se possa compreender a importância da luta pela terra e pela Reforma Agrária dentro da realidade sócio-econômica brasileira.

Confira abaixo a programação completa da jornada na UFRN:

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]