Sindicato parabeniza professor da UFRN empossado na Academia Brasileira de Ciências

Publicado em 16 de maio de 2018 às 14h38min

Tag(s): Nota



A diretoria do ADURN-Sindicato parabeniza o professor José Renan de Medeiros pela condição de novo membro da Academia Brasileira de Ciências. Primeiro potiguar a ingressar na ABC, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está entre os 19 novos cientistas de excelência, Membros Titulares e Correspondentes.

Graduado em física (1976) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui mestrado em astronomia (1980) pelo Observatório Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro, e formou-se doutor em ciências (1990) pela Universidade de Genebra, na Suíça. Realizou estágios de pós-doutoramento no Observatório de Genebra (Suíça) e na Universidade de Montpellier (França), onde também foi professor visitante. Também na França, foi astrônomo adjunto do Observatório de Nice.Desenvolve atividades em astronomia e astrofísica estelar, com ênfase em: espectroscopia e fotometria estelar, rotação, magnetismo, nucleossíntese e multiplicidade estelar e exoplanetologia.

Além da ABC, possui associações com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com a Comissão Brasileira de Astronomia (CBA) e já realizou trabalhos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Comitê Assessor de Física-Astronomia e coordenando o Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia de Estudos do Espaço.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]