UFRN recebe inscrições para Especialização em Produção de Documentários

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 09h58min

Tag(s): Pós-Graduação



Pela primeira vez, a UFRN oferece o curso de Especialização em Produção de Documentários para alunos de qualquer graduação. A pós-graduação ocorre na modalidade presencial e está com as inscrições abertas até setembro, exclusivamente pelo Sigaa.
 
O coordenador prof. Ruy Rocha explica que a ideia de realizar a especialização surgiu pela necessidade de maior expertise na elaboração de produtos documentais no estado. O curso vai aliar a teoria com o desenvolvimento de projetos em equipe para produção de documentários, em que os alunos terão a oportunidade de conhecer todas as etapas da produção. “O objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver atividades na criação, operação, supervisão e gestão de tecnologias aplicadas em produção audiovisual para diferentes plataformas de exibição”, afirmou.
 
Podem participar pessoas com formação na área ou que sejam graduadas em outros, mas tenham interesse em documentário. As inscrições devem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, através do link: http://www.bit.ly/InscriçãoDoc . A taxa de inscrição custa R$ 100,00.

A Especialização em Produção de Documentários vai contar com a participação de professores convidados com experiência em produções, rodadas de negócio e mostras nacionais e internacionais. Conheça alguns convidados já confirmados:

- Ciro Néstor Novelli é diretor de cinema, realizador televisivo, docente e pesquisador universitário. Escreveu e dirigiu o longa-metragem documental “Compadres”, a vida e obra de Armando Tejada Gómez” e acaba de concluir o segundo longa “Digo la Cordillera - Cuadernos de Viaje”, que retrata a travessia de dois grandes pintores internacionais, Carlos Gómez Centurión e Pat Andrea, pela rota libertadora do General San Martin na Cordilheira dos Andes. É doutor em Comunicação e Educação Intercultural pela Universidade de Huelva (Espanha) e professor das disciplinas “Televisão e Meios Audiovisuais” e “Roteiro”, na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina.

- Gabriel Pires é graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no curso de Comunicação com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.  Participou do projeto "Filmografia Baiana: Memória Viva". Atuou no Escritório de Projetos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB, onde lidava com as questões relacionadas aos projetos desenvolvidos em parceira com as empresas produtoras audiovisuais independentes, com levantamento de dados sobre o mercado audiovisual e o acompanhamentos de projetos especiais em desenvolvimento pelo Instituto. Atualmente atua no Núcleo de Conteúdos da Malagueta Filmes. Coordenador Geral do NordesteLAB, é um dos sócios do Laboratório Audiovisual.

- Nara Aragão é graduada em Comunicação Social e com Mestrado em Comunicação pela UFPE. Durante 15 anos atuou na REC Produtores Associados na produção executiva de diversos projetos da casa desde suas fases de desenvolvimento até o lançamento em salas de cinema.

Em 2017 fundou, junto a João Vieira Jr., a Carnaval Filmes, produtora que dialoga com outras áreas artísticas e da cocriação em música, teatro, fotografia e literatura, através da troca com talentos de outros estados e países. Nara foi Produtora Executiva do documentário KFZ-1348, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro e dos longas de ficção Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes e Tatuagem, de Hilton Lacerda, reúne em seu currículo também diversas experiências com curta-metragens, entre eles: A vida plural de Layka, de Neco Tabosa, Não me deixe em casa e Solidão Pública, de Daniel Aragão e Véio, de Adelina Pontual. Na TV, assumiu a Produção Executiva da série Fim do Mundo, de Hilton Lacerda (para o Canal Brasil) e desenvolve a série infantil de animação Dó Ré Mi Fadas, em que também é criadora e roteirista, e produz a série também de animação infantil para as TVs Públicas.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]