Alysson Mascaro lança livro "Crise e Golpe" em Natal

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 10h20min

Tag(s): Projeto "Diálogos"



Com o objetivo de destrinchar a complexa relação entre Estado, direito e formação social, o jurista Alyson Mascaro lança em Natal, no próximo dia 14 de novembro, a sua mais recente obra, “Crise e Golpe”. O evento integra o Projeto Diálogos e acontece a partir das 18h30, no Auditório do NEPSA 1 (CCSA).

Em sua sétima edição, o Projeto – que é uma realização do ADURN-Sindicato - conta com a parceria do Núcleo de Estudos Marxismo, Emancipação e Direito (NEMED) e com o apoio do Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho (GESTO-UFRN).

A obra traz uma interpretação original, influenciada principalmente por Evguiéni Pachukanis e Louis Althusser, revelando o caráter estrutural das crises e dos golpes, fundados em bases ideológicas e institucionais próprias do capitalismo.

A análise do autor acerca dos juristas brasileiros e do próprio direito oferece uma nova perspectiva para o entendimento da crise. “Tal como em 1964 não se deu apenas um golpe estritamente militar, mas um golpe de classe, também em 2016 não se dá apenas um golpe jurídico ou político, mas um golpe de classe burguesa que realinha frações dos capitais nacional e internacional para a acumulação numa situação específica de crise do capitalismo mundial e brasileiro, pós-fordista e neoliberal”, diz Mascaro.   

A atividade é válida para fins de extensão e está com inscrições abertas pela Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROEX).

Alysson Mascaro

Alysson Leandro Barbate Mascaro é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma universidade.

Atualmente é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP), livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo e advogado.

Professor Emérito e implantador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito em várias instituições no Brasil, Alysson Mascaro também é autor, dentre outros livros, de "Crise e Golpe" e "Estado e Forma Política" (Editora Boitempo), "Filosofia do Direito" e "Introdução ao Estudo do Direito" (Editora Atlas).

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]