Presidente da APUBH fala sobre transformação em sindicato local

Publicado em 09 de outubro de 2009 às 18h01min

Tag(s): ANDES



A Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte - APUBH foi criada em 1977 e em 2007 se transformou em Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte e Monte Claros, quando se desligou da ANDES. O presidente da entidade, José de Siqueira, esteve em Natal durante a palestra "Sindicato Local e Federação: os novos rumos docentes", que aconteceu dia 07 de outubro e relatou como se deu o processo de desfiliação.
Como aconteceu a criação do sindicato local da APUBH?
Sentimos a necessidade de transformar a APUBH em sindicato local, então em maio de 2007, na terceira tentativa de concretizar a criação do sindicato, organizamos uma assembléia estatutária. Em dezembro de 2007, pedimos o registro sindical, mas até agora não há posicionamento do Ministério do Trabalho sobre o assunto.
Por que a entidade se desligou da ANDES?
A associação não pode ser filiada a dois sindicatos, tendo em vista que os filiados não podem ter dois representantes da mesma categoria. Como criamos o sindicato local, naturalmente nos desfiliamos da ANDES.
E qual a desvantagem para as ADs de estarem subordinadas a ANDES?
O sindicato nacional defende uma atitude paternalista e enfraquece a disposição das ADs.
Qual o posicionamento dos associados da APUBH na mudança de seção sindical para sindicato local?
Quando a ANDES se transformou em sindicato nacional, a APUBH passou a ser seção sindical, ou seja, a ANDES não era possuidora do patrimônio, nem dos filiados da APUBH. Apenas politicamente, a entidade emprestava seus associados ao sindicato nacional. Esse processo aconteceu da mesma forma com a criação do sindicato local. Os associados migraram automaticamente, em 15 de julho de 2007 e, a partir deste momento, a seção sindical deixou de existir.
O senhor é a favor da criação do PROIFES como federação dos sindicatos locais?
Acreditamos na criação de uma Federação. Acreditamos na criação e na autorização de sindicatos locais que se reúnem nacionalmente através dessa federação para defender os interesses dos docentes diante do Governo Federal. Só não sou a favor da criação do PROIFES como sindicato nacional, até por que seria insistir no erro de sistema eleitoreiro no qual se tornou a ANDES. Quando houve a votação, autorizamos o envio de delegados representando a UFMG que votaram contra isto.
 Veja as fotos da palestra aqui

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]