Presidentes de AD's expõem suas opiniões sobre ANDES, Sindicatos Locais e Federação

Publicado em 13 de outubro de 2009 às 18h49min

Tag(s): ANDES



A ADURN promoveu no dia 07 de outubro, um encontro sobre “Sindicato Local e Federação: os novos rumos docentes”, no NEPSA - CCSA da UFRN. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Associação Profissional dos Docentes da Universidade Federal de Minas Gerais - APUBH, José Siqueira, o presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina - APUFSC, Armando Lisboa e o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco - ADUFEPE, Jaime Mendonça. Os representantes das AD’s, que já se transformaram em sindicatos locais, esclareceram seus posicionamentos sobre o assunto.
Segundo o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, desde a campanha das eleições passadas, em 2008, a atual diretoria da ADURN propõe aos associados a transformação da entidade em um sindicato local autônomo, além do engajamento, juntamente com outras AD’s, na construção de uma federação nacional. O atual sindicato que representa as ADs no âmbito nacional, a ANDES é uma estrutura que está superada pela sua gigantesca burocratização, além disso, a entidade tem um distanciamento das questões concretas e cotidianas da universidade. “A ANDES não atende ao perfil dos novos colegas que compõem hoje a categoria docente. A entidade teve sentido num certo momento histórico, mas esse momento foi superado. Diante da importância do assunto, a ADURN trouxe convidados para debater o tema aqui em Natal”, informou João Bosco Araújo.
Para o presidente da APUBH, José de Siqueira, quando uma entidade se transforma em sindicato local, é possível que ela tenha personalidade jurídica junto aos seus associados, evitando a fragmentação e acúmulo de processos, conseqüentemente, diminuindo os transtornos da luta docente e esta á uma das razões que levou a APUBH a se desligar da ANDES. “Em 2007, na terceira tentativa fizemos uma assembléia estatutária que transformou a Associação Profissional dos Docentes da UFMG em Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros, permanecendo a sigla APUBH”, relatou o presidente.
Na APUFSC, o processo de desfiliação aconteceu recentemente. “Tivemos assembleia com mais de um terço dos sócios e nos desligamos da ANDES”, contou professor Armando Lisboa, presidente da Associação em Santa Catarina. Para o professor Armando, esse processo foi muito importante porque a Andes, como estrutura sindical, era inerte aos anseios da APUFSC. De acordo com ele, a ANDES se tornou um peso morto e caro para as AD’s. “Participei com muito orgulho, no início dos anos 80, do processo de fundação da ANDES, porém aquela entidade antiga deixou de existir”, acrescentou.
E também participando da discussão, o professor Jaime Mendonça, presidente da ADUFEPE deu o seu depoimento frisando a tendência que o PROIFES tem de se transformar em Federação. A ADUFEPE questiona a atual posição da ANDES e é a favor da criação da Federação pelo PROIFES, apesar de ainda não ser desfiliada da ANDES.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]