Em defesa da Educação, mais de 5 mil pessoas ocupam as ruas de Natal/RN na abertura da CONAPE 2022

Publicado em 16 de julho de 2022 às 11h28min

Tag(s): Conape



“Tira a arma da mão e investe mais na Educação”, foi entoando essa e outras frases de luta que mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras da Educação de todo o país ocuparam as ruas de Natal/RN na tarde desta sexta-feira (15), no ato político-cultural de abertura da segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022). 

Embalados por uma orquestra de Frevo e grupo de Maracatu pernambucanos, além do grupo potiguar, Pau e Lata, os participantes caminharam por mais de 4 km ao longo da Avenida Senador Salgado Filho e da BR 101. A atividade ainda contou com uma performance denunciando os ataques do Governo Bolsonaro, assinada pelo artista, estudante do Departamento de Artes (DEART) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maycon Oliver.  

Foto: Erik Ely (ADUFG-Sindicato)

Professora, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, acompanhou a atividade, ao lado de parlamentares do estado.

A diretora do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, Gilka Pimentel, foi uma das organizadoras da caminhada e, emocionada, disse estar muito feliz “com a nossa capacidade de fazer uma marcha da resistência, com alegria, com força, com seguimentos organizados da sociedade marcando a abertura da Conape 2022, em Natal. a marcha está linda, demonstrando que a gente tem força para lutar pela reconstrução do país”.

Membro da Comissão de Comunicação e Mobilização da  CONAPE 2022, o diretor do ADURN-Sindicato, Dárlio Inácio, reforçou que o sucesso da atividade foi resultado de uma construção coletiva. Organizado pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), o evento conta com a participação de mais de quarenta entidades.

Ao final da caminhada, na Praça da Árvore de Mirassol, a diretora do PROIFES-Federação, Rosângela Gonçalves, falou aos presentes: "Sabemos todos que este foi o espaço de maior ataque deste Governo, tirando nossas possibilidades de trabalho, cortando verbas”, disse a dirigente. Rosângela ainda reforçou que o PROIFES segue, diuturnamente, em defesa da Educação de qualidade, emancipatória.

 

Foto: Erik Ely (ADUFG-Sindicato)

A CONAPE 2022 segue até o domingo (17). Veja a programação completa do evento AQUI.

Veja mais fotos da marcha de abertura da CONAPE 2022 AQUI

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]