Durante painel virtual do Fórum Nacional Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEFE-RS), realizado no dia 17 de agosto, ocorreu a leitura simbólica da Carta de Natal. O documento foi construído na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A ADUFRGS-Sindical faz parte da coordenação executiva do Fórum e está representada pela diretora de Comunicação e coordenadora do GT Educação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba. A sindicalista também representa o PROIFES-Federação na coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), responsável pela 2ª CONAPE 2022).

Participaram da atividade as seguintes entidades: ADUFRGS-Sindical, UFPel, SINPRO-RS, FOREJA, CPERS, CTB, UNCME-RS, Povos Ciganos e Itinerantes, ANFOPE-RS, FeetSul e o Conselho Regional de Psicologia do RS, que estreou no FEPE-RS.

Na ocasião, o SINPRO-RS recebeu como homenagem a exibição de um vídeo em celebração ao Dia Nacional de Lutas pela Educação Privada (17 de agosto).

O painel contou com a manifestação dos representantes das entidades presentes que comentaram a respeito de sua participação na CONAPE 2022, que teve como tema: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as” e o lema: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, a Conferência mobilizou representantes de vários estados do País.

Como representante da ADUFRGS-Sindical e coordenadora do FEPE-RS, a professora Sônia Mara Ogiba, refletiu que as lutas sindicais têm o compromisso social e político de acompanhar a realidade das urgências históricas que surgem com o passar do tempo. “Essa é uma das razões que motivou a criação da ADUFRGS-Sindical, há 44 anos, empenhada na luta pela democracia, pela defesa dos ideais de liberdade de pensamento e pela educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade social”, destacou.

A sindicalista enfatizou ainda, a importância da CONAPE 2022, que reuniu mais de 3.500 pessoas em Natal, entre elas, 40 delegados/as do Rio Grande do Sul. “Foi um evento sem verbas públicas, autofinanciado pelas entidades, que somaram esforços para participarem da Conferência com o intuito de reconstruir o País e lutar pela defesa do estado democrático de direito. Nesse contexto que foi lida a Carta de Natal, aclamada como marco simbólico da CONAPE da Esperança”, ressaltou.

O Rio Grande do Sul foi representado na CONAPE 2022 por 40 delegados/as oriundos da ADUFRGS-Sindical, CPERS, SINPRO RS, UNCME RS, IFRS, UFPel, FGEI, SINDSERV CX, POVOS CIGANOS E ITINERANTES, ANFOPE RS, UFRGS FACED, ASSERS, AOERGS, FEJARS e CUT RS.

Na reunião, as entidades do FEPE-RS renovaram a importância da continuidade do Fórum como espaço de denúncia e resistência. Foi decidido que o FEPE-RS terá reuniões temáticas a cada 15 dias com foco nas propostas da Carta de Natal.

A professora Margot Andras, diretora do SINPRO-RS, referiu que a educação pública é balizadora da educação no Brasil. “O FEPE-RS oportuniza o limite tênue entre a educação pública e privada, reunindo entidades dos dois segmentos”, afirmou.

O FEPE-RS iniciou suas atividades em junho de 2021 e reúne diversas entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis. Foi responsável pela realização da etapa estadual do RS da Conferência Nacional Popular de Educação (CONEPE-RS), que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril deste ano. Já a etapa municipal de Porto Alegre foi realizada em outubro de 2021.

Conselho Regional de Psicologia do RS é nova integrante do FEPE-RS

A coordenação do FEPE-RS recebeu com entusiasmo a solicitação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul para integrar o Fórum e desejou boas-vindas para os representantes. Foi indicado como titular o psicólogo Vinicius Cardoso Pasqualin, presidente da Comissão de Educação, e a coordenadora do Núcleo de Educação da Região Centro Oeste, Silvana Borges.

Confira a Carta de Natal.

Veja o documento final da CONAPE 2022.

Fonte: ADUFRGS