ADURN-Sindicato lamenta a morte do professor Liacir dos Santos Lucena

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 11h19min

Tag(s): Nota de pesar



Foi com tristeza que a diretoria do ADURN-Sindicato recebeu a notícia do falecimento do professor Liacir dos Santos Lucena, no início da noite desta quarta-feira (14).

Liacir tinha 81 anos e era o último docente vivo do grupo de fundadores do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também foi um dos professores que encamparam a luta pela criação do Instituto de Física e um dos primeiros pesquisadores a ter projeto aprovado pelo CNPq. Além disso, foi autor do primeiro Programa Especial de Treinamento (PET), e desenvolveu amplo programa de intercâmbio científico com universidades estrangeiras, especialmente com a Boston Universty e com o Imperial College de Londres.

Desempenhou várias funções administrativas na UFRN, dentre as quais a de pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, chefe do Departamento de Física e representante dos professores titulares e do Centro de Ciências Exatas e da Terra no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Suas pesquisas, em campos diversos, mereceram destaque, com repercussão na imprensa regional e nacional. Os temas abordados foram: Sistemas Complexos, Matéria Condensada, Fenômenos Críticos, Polímeros, Petróleo, Econofísica, Física Biomédica, entre outros. Entre os prêmios recebidos pelo professor Liacir Lucena, destacam-se a Medalha do Mérito Universitário da UFRN, o Prêmio Pesquisador FUNPEC 2003 e o Prêmio Petrobras de Tecnologia. Em 2011 foi homenageado pela universidade com a outorga do título de Professor Emérito. 

Mesmo aposentado, colegas relatam que a presença do professor Liacir no prédio do seu grupo de Física do Petróleo e no Departamento de Física era constante.

A diretoria do ADURN-Sindicato presta solidariedade aos amigos e familiares do professor Liacir e deseja que todos e todas possam encontrar o conforto necessário neste momento de dor.

 

 





ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]