TVU realiza exposição para comemorar seus 50 anos

Publicado em 25 de novembro de 2022 às 11h22min

Tag(s): Comunicação Jornalismo UFRN



Em comemoração aos seus 50 anos, a TV Universitária (TVU) realiza uma exposição com peças que contam a história da emissora desde a sua concepção, na década de 1970. O evento acontece na Galeria Conviv’Art, onde os organizadores recriaram uma sala de TV retrô, com vários itens que eram utilizados nas antigas produções. A exposição será inaugurada na manhã desta sexta-feira, 25, e promete ser um momento de nostalgia e interação.

Nesse quinquagenário, a TVU registra não só o seu pioneirismo televisivo como primeira emissora pública de TV do Rio Grande do Norte, mas também reforça o seu compromisso com a educação, princípio que norteia suas produções desde seus primórdios, uma vez que a mesma sempre busca essa característica à ação comunicativa.

“Antigamente nosso foco era apenas em educação e produções para serem utilizadas em sala de aula, mas, com o tempo, ampliamos nossa produção explorando outros temas. E com o passar dos anos a TVU foi se adaptando à modernidade e diversificando a grade de transmissão com uma programação que ainda mantém sua essência educacional, mas agora se permite explorar de uma forma multifacetada”, afirma Ivan Cabral, diretor da TVU.

Buscando demonstrar essa transformação que ocorreu durante os anos, a exposição exibe um compilado da programação da emissora ao longo do tempo, uma coletânea de 32 fotografias da trajetória da TV e um vídeo wall feito com monitores antigos. ”Nós construímos um cenário que representa uma sala da TVU da década de 1970 e tentamos ao máximo trazer informações visuais da época para que o público possa ter a sensação de ser parte da história da TV”, diz Jaime Azevedo, organizador da exposição.

Jaime também mencionou que, apesar de a exposição ter um tom saudosista, o foco não é apenas apresentar uma linha cronológica ao público, mas permitir que os visitantes interajam com a exposição para ter uma experiência completa, desde caminhar nos cenários da antiga TV até lidar com  velhos equipamentos de produção.

Em sua história, a TVU sempre teve de lidar  com dificuldades financeiras e estruturais. Logo a exposição comemorativa de 50 anos representa não só a evolução da TVU, mas também a resiliência que manteve a emissora erguida e realizando um trabalho louvável de produção e transmissão de conteúdos importantes em áreas como educação, cultura e divulgação científica.

“Por termos um vínculo com um órgão público, sofremos muito com a questão dos recursos, porque isso afeta diversos setores que são vitais para a produção. Mas apesar das dificuldades, nossa criatividade e disposição para produzir e transmitir um conteúdo de impacto social e científico sempre foi superior às adversidades que encontramos. Essa exposição exalta nosso trabalho e amor pela comunicação, por isso esperamos que o público possa absorver um pouco do que a TVU representa para a UFRN e para a sociedade”, diz o diretor da TV.

A história da TVU

O Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), criado em 1970, consistia em um satélite de telecomunicações disponibilizado pela NASA que transmitia conteúdos educacionais. A experiência piloto se iniciou em escolas do Rio Grande do Norte, com programas voltados para a educação, transmitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e viabilizados pelo Sistema de Teleducação do Rio Grande do Norte (Sitern).

A concepção desse projeto deu início ao que se tornaria, em 1972, a primeira emissora de televisão do Rio Grande do Norte: a pioneira TV Universitária (TVU). Nascida por inspiração do protagonismo de sediar a primeira experiência em educação a distância usando a tecnologia mais avançada da época, a TVU foi, por 15 anos, a única emissora de televisão do Rio Grande do Norte, condição que permaneceu até 1987. 

Tal exclusividade foi uma das responsáveis pela forte identidade entre a TVU e a difusão artística e cultural do Rio Grande do Norte. Nesta década e meia, a emissora diversificou sua programação, com atrações musicais, esportivas e jornalísticas, intensificando seu entrelaçamento com a cultura regional e de guardiã da memória do estado.

Essa trajetória se passou e, há cerca de vinte anos, a TVU começou uma nova fase. Mudou-se para o Campus Universitário da UFRN, em Lagoa Nova, onde passou a integrar a Superintendência de Comunicação, unidade que congrega a Universitária FM  e a Agência de Comunicação da UFRN (Agecom). 

Além das mudanças na localização e nas formas de produzir, a TVU agora conta  com a participação massiva dos alunos de Comunicação Social, contribuindo para a formação de mais de 50 estudantes por ano e treinando também graduandos de diversas outras áreas. Atualmente a TV Universitária se distingue como a maior produtora de programas televisivos locais no estado e ainda, como retransmissora, veicula a programação da TV Brasil.  

 

Fonte: portal da UFRN 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]