UFRN promove congresso sobre comunicação pública, cidadania e desinformação

Publicado em 24 de abril de 2023 às 11h29min

Tag(s): Comunicação Pública Congresso UFRN



Com o objetivo de promover o debate e a troca de experiências sobre temas relevantes para a comunicação pública no Brasil, tendo em mente a importância dessas discussões para a cidadania e a ética, será promovido o 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (2º ComPública). O evento acontece no Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFRN, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O público-alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de comunicação pública. As inscrições no evento e submissões de artigos científicos estarão abertas a partir do mês de maio. Para mais informações, acompanhe a ABCPública no Instagram.

Com o tema O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação, o congresso contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de artigos científicos que abordarão questões como: comunicação pública, mídias tradicionais e mídias digitais; direitos humanos e decolonialidade; democracia, transparência e participação; radiodifusão pública, privada e estatal no Brasil e na América Latina; direito à informação e acessibilidade; gestão e governança da comunicação pública.

Além das atividades presenciais na UFRN, o 2º ComPública também contará com oficinas online no dia 17 de outubro, abertas ao público em geral. Elas serão ministradas por profissionais e pesquisadores da área de comunicação pública e abordarão assuntos acadêmicos e profissionais relacionados à temática geral do evento. As propostas serão recebidas até o dia 2 de maio, de acordo com as normas do edital disponibilizadas no site da ABC Pública. 

A chefe do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Janaine Aires, explica que os cursos de Comunicação da Universidade são comprometidos com a defesa do direito humano à comunicação, tão fundamental para que a sociedade possa ter acesso a tantos outros direitos garantidos pela Constituição e que precisam ser reforçados na atual conjuntura. 

“A gente está falando de um momento bastante delicado no que se refere aos processos de desinformação e seus impactos na estrutura democrática. Observamos a necessidade de seguir um caminho contrário: pautar a importância da comunicação midiática, da comunicação pública, colocar em discussão a necessidade de fortalecer nosso sistema de comunicação público e estatal e que também possa existir uma discussão sobre a ética que permeia o processo de desenvolvimento de comunicação como um todo”, destaca ela.

Janaine Aires ainda salienta que a realização do 2º ComPública representa uma oportunidade de crescimento institucional e consolidação da contribuição da Universidade para a comunicação pública. Com uma história significativa na área, a UFRN conta com uma agência de comunicação e uma estrutura de rádio e TV públicas, o que localiza a instituição em um lugar significativo para a temática geral do congresso.

Segundo a presidenta da ABCPública, Cláudia Lemos, o congresso será uma oportunidade para discutir a comunicação como um direito do cidadão com foco na transparência, na participação e no acesso a serviços públicos. “Vai ser um espaço para qualificação dos profissionais, apresentação de pesquisas e debate sobre prioridades para avançar nesse campo”, afirma.

“Comunicação é um direito, esse é o tema do 2º Congresso. Mais: é um direito que permite o exercício de outros direitos, porque é a partir da informação que se abre a possibilidade de acesso a serviços e de participação no debate político. Comunicação pública é o processo de negociação de interesses diversos e divergentes, é o espaço da democracia”, afirma Cláudia Lemos.

O 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em parceria com a UFRN, por meio do Departamento de Comunicação Social. A expectativa é reunir presencialmente cerca de 200 participantes de todo o país para discutir e refletir sobre os desafios e práticas da comunicação pública no Brasil, além de mais estudantes, profissionais e pesquisadores nas oficinas online. A organização do evento está sendo realizada por professores e estudantes da UFRN, integrantes da ABCPública e outras instituições parceiras que colaboram para viabilizar estruturas física, logística e científica.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]