Progesp realiza seminário sobre trabalho e adoecimento

Publicado em 28 de abril de 2023 às 11h24min

Tag(s): Relações de trabalho Seminário UFRN



O trabalho e o adoecimento serão temas de um seminário promovido pela Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS) da UFRN, por meio da Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (Diaps). A atividade acontece no dia 3 de maio, no auditório da DAS, das 14h às 17h. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.

Com o título O Sentido do Trabalho e o Adoecimento, a proposta da atividade é debater com a comunidade universitária a importância e dimensões da atividade laboral no contexto da saúde do servidor. O Seminário irá contar com a palestra da professora do Departamento de Serviço Social (Desso) da UFRN Maria Dalva Horácio da Costa, que abordará o tema principal do evento, e da psicóloga Mariane Araújo Dantas (Diaps), que fará explanação sobre doença mental e seus estigmas.

O evento é alusivo ao Dia do Trabalho ou do Trabalhador, comemorado em 1º de maio em mais de 80 países e instituído no Brasil em 1925. Para uma das coordenadoras da ação, a assistente social da Diaps, Rose Marie Barros, é importante estar atento à questão do adoecimento provocado pela ocupação laboral. “Sabemos que o trabalho é algo positivo na nossa vida, mas pode trazer também um adoecimento provocado por diversos fatores, entre eles o estresse”, pontua.

Segundo ela, o Diaps realiza um acompanhamento dos servidores com licença médica de afastamento por motivo de saúde e alguns têm reincidência em relação a essas licenças, muitas delas relativas ao ofício. “É preciso ter atenção ao adoecimento, entender os fatores que levam a essa situação e refletir sobre o assunto”, ressalta. Ela destaca que, por meio do exame periódico, quando o servidor é avaliado pelo médico do trabalho, pode ser sugerida uma readaptação ou mudança de atividade do servidor, evitando desencadear um processo de muitas licenças.

Rose Marie lembra que existe, na legislação brasileira, um limite para afastamentos por motivo de saúde do servidor, o que pode implicar, inclusive, na aposentadoria. A Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, que altera o regime de aposentadoria por invalidez, trouxe mudanças em relação à integralidade da média salarial para aposentadoria. 

A EC nº 103 assegura a integralidade da média salarial apenas para aposentadorias motivadas por acidentes de trabalho, doenças profissionais ou ocasionadas pela atividade laboral. Licenças para tratamento de saúde que não se enquadrem nessas categorias e com prazo superior a 730 dias de afastamento do servidor terão um cálculo diferenciado para a concessão da aposentadoria. 

O Seminário é aberto ao público em geral e pode ser também acompanhado no Instagram da DAS, com transmissão simultânea. Além de Rose Marie, a atividade é organizada ainda por Luciani Macedo, servidora do Diaps. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas pelo telefone institucional (84) 99193-6320.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]