Cientistas, jornalistas, sindicalistas e ex-ministros pedem a Lula asilo político para Julian Assange

Publicado em 28 de junho de 2023 às 15h39min

Tag(s): Manifesto SBPC



Cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades reuniram quase 3 mil assinaturas em um manifesto solicitando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conceda asilo político ao ativista australiano Julian Assange, fundador do WIkileaks. Assange está preso em Londres, no Reino Unido, onde enfrenta uma batalha contra sua extradição aos EUA, em uma novela de perseguição política que se prolonga há mais de uma década.

Divulgada em primeira-mão na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, na noite dessa segunda-feira, 27 de junho, a carta propõe ao presidente Lula que promova um esforço internacional para negociar o asilo político com o governo britânico e ressalta o apoio já manifesto de personalidades mundialmente reconhecidas, como Leonardo Di Caprio, Chico Buarque, Anitta, jornalistas ganhadores do Prêmio Pulitzer, como Seymour Hersh, e o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.

“Acreditamos que, independente do resultado, este esforço vigoroso em defesa de Assange contribuirá para marcar ainda mais a posição humanitária e progressista do governo brasileiro no mundo”, afirmam os proponentes.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma das entidades que apoiam a iniciativa, tendo como signatários do documento seu presidente, Renato Janine Ribeiro, sua vice-presidente, Fernanda Sobral, membros da Diretoria, do Conselho e presidentes de honra.

Na última sexta-feira, o boletim JC Notícias, da SBPC,  publicou uma seção especial dedicada ao caso Julian Assange e a necessária defesa da liberdade de imprensa. No editorial que abria o debate sobre o tema, Renato Janine Ribeiro classificou como vil o tratamento imposto a Assange nesses últimos 11 anos e afirmou que a entidade o considera um “herói de nosso tempo”. “Criminalizar jornalistas ou veículos de imprensa por divulgar informações de interesse público sobre as ações políticas dos governos é condenar à corrosão os pilares da democracia”, disse no artigo, disponível neste link.

Leia abaixo o manifesto pelo asilo político a Julian Assange:

Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nós, abaixo assinados, cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades, vimos solicitar, respeitosamente, seu apoio, providências legais e diplomáticas no sentido do Brasil conceder, da forma a mais ágil possível, asilo político ao jornalista Julian Assange, hoje preso no Reino Unido.

Diante dos fatos recentes envolvendo a extradição para os EUA – onde Assange poderá ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar fatos verdadeiros a respeito daquele país – um conjunto de profissionais, lideranças da sociedade civil e entidades iniciaram um movimento via redes sociais visando construir uma saída humanitária para o caso, hoje acompanhado de perto por toda a comunidade internacional. Vale ressaltar que Assange ficou exilado na Embaixada do Equador em Londres por sete anos e depois de preso está há outros quatro numa penitenciária, totalizando 11 anos sem liberdade.

Concretamente, propomos que Vossa Excelência promova um esforço internacional junto a outros países – a começar pelos do Brics e do G20 – com vistas a obter a aceitação deste asilo político por parte do governo inglês. Na mesma linha da iniciativa do Presidente Obrador, do México, em 2022, que fez pedido semelhante ao governo estadunidense, o governo brasileiro o faria diretamente ao Reino Unido, apoiado por personalidades mundialmente reconhecidas como o Papa Francisco, o ator Leonardo Di Caprio, a cantora Anitta, o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, jornalistas ganhadores do Prêmio Pulitzer como Seymour Hersh e outros.

Acreditamos que, independente do resultado, este esforço vigoroso em defesa de Assange contribuirá para marcar ainda mais a posição humanitária e progressista do governo brasileiro no mundo, como tem sido a nossa marca desde 1º de janeiro de 2023.

Certos de que a sensibilidade política, o senso de Justiça e o humanismo que sempre marcaram sua atuação irá influenciar na sua decisão em relação a assunto de tamanha gravidade, nos despedimos atenciosamente.

Veja o documento, com as assinaturas, neste link.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência

Leia também:

Jornal da Ciência – Liberdade de imprensa deve ser um elemento não negociável de qualquer sociedade democrática

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]