Reconhecimento e contribuições marcam a participação do ADURN-Sindicato no XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Publicado em 24 de julho de 2023 às 12h04min

Tag(s): Encontro Nacional PROIFES



Nos últimos dias 19, 20 e 21 de julho, docentes de todo o país se reuniram na cidade de Salvador/BA, para discutirem os rumos da Educação pública no Brasil. O XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação contou com a participação de cerca de 200 representantes dos sindicatos federados e entidades parceiras. Este ano o ADURN-Sindicato participou do evento com uma delegação composta por 14 pessoas, entre docentes e equipe de comunicação e assessoria. 

Todos os dez delegados do ADURN-Sindicato apresentaram teses e propostas de encaminhamento para a Federação. Já no primeiro dia de discussões (20), a professora Isabelle Mendes apresentou no Eixo 1 o texto: Novo Arcabouço Fiscal e desafios para o financiamento da Educação Pública. Na tese, entre outros pontos, a docente defendeu a realização de uma campanha para a ampliação do  financiamento da  Educação pública no país. 

“Agora que a gente precisa avançar em relação aos marcos que a gente tem, e fugir dos regimes fiscais que limitam a questão do repasse de recursos para as políticas sociais. Então a saúde, a Educação, propriamente, são investimentos sociais, não são gastos públicos”, disse a docente que esteve pela primeira vez no Encontro. “Está sendo um experiência muito bacana, muitos sindicalistas, mulheres de outros estados vinculados a outras universidades que compõem a federação, está sendo uma troca muito rica”, afirmou.

Ainda no primeiro Eixo, o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, tratou sobre a evasão no ensino superior público do Brasil. O docente colocou algumas reflexões necessárias sobre o tema e fez duas proposições, entre elas, a da realização de estudos que avaliem os indicadores de evasão dos estudantes naquelas instituições que têm representação do PROIFES-Federação.

Além do texto, Negrão apresentou uma ação educativa do Grupo de Trabalho (GT) Direitos Humanos em alusão à Copa do Mundo de Futebol Feminino, que teve início na semana da realização do Encontro Nacional. Visando o combate à possíveis ataques aos Direitos Humanos, foram distribuídos cartões amarelos “contra o machismo, racismo, LGBTfobia e qualquer preconceito e discriminação”, para, se necessário, serem levantados pelos participantes durante os debates.

Abrindo as discussões do Eixo 2, o diretor do ADURN-Sindicato, Ruy Rocha, apresentou o texto: A PROIFES-Federação e a presença do Movimento Docente em Brasília: é preciso reforçar a participação com inovação. Além de Ruy, assinam a tese as professoras Angela Fernandes e Ruthineia Diógenes. Entre as propostas apresentadas pelo grupo estão a intensificação da participação da Federação nas mesas  de negociações e a ampliação da interlocução com os diferentes ministérios.

A mesa do Eixo 2 contou ainda com a participação do diretor do ADURN-Sindicato e vice-presidente da Federação na coordenação dos trabalhos. “Esse é o primeiro encontro num ambiente mais democrático e para isso nós estamos aqui discutindo as novas fórmulas e táticas para dialogar com esse governo democrático e progressista. O ADURN-Sindicato se faz presente, todos os outros sindicatos da Federação estão presentes, num congraçamento único em defesa da democracia, em defesa da universidade, em defesa do ensino público”, afirmou Duarte.

No dia seguinte (21), foi a vez de Wellington apresentar seu texto no Eixo 3. O professor apresentou a tese: PROIFES-Federação: O longo e complexo caminho do reconhecimento. Durante sua exposição, Duarte reforçou que os sindicatos federados são fundamentais para que os docentes conheçam e reconheçam a entidade como sua única e legítima representação, “essa estrutura fortalece os sindicatos e, por conseguinte, seu trabalho e sua remuneração”, disse.

Mais tarde, nas discussões do Eixo 4, a vice-presidenta do ADURN-Sindicato, Isaura Brandão, e a diretora do ADURN e do PROIFES, Gilka Pimentel,  apresentaram a tese: Desafios e possibilidades da carreira EBTT: por uma agenda estratégica para o PROIFES-Federação. O documento foi elaborado em parceria com outros três docentes: Olga Espínola, Roberval Pinheiro, e Dárlio Inácio; e expressa o resultado do seminário realizado em 2022 pelo ADURN-Sindicato com os professores e professoras do Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os Desafios atuais da carreira docente foi o título da tese apresentada pelo diretor do ADURN-Sindicato, Dimitri Taurino. O texto também foi assinado pela professora Mercês Santos. As propostas apresentadas pelos docentes giram em torno de uma agenda estratégica sobre as questões relacionadas no documento. 

“É a minha primeira participação aqui, representando a FACISA [Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi] e trazendo reflexões e proposições na perspectiva da melhoria da carreira da gente, dentro dos quatro eixos que foram apresentados e com o olhar voltado para essa questão da interiorização, que ao longo dos últimos anos foi tão maltratada pelos governos anteriores, mas que dentro desse cenário novo de esperança e de possibilidade de luta e de diálogo, a gente vem pra cá trazer essas questões e discutir com os nossos pares”, afirmou Dimitri.

Representando os docentes aposentados da UFRN, o professor Márvio Francisco encerrou as apresentações da delegação do ADURN-Sindicato com o texto: PROIFES-Federação, um novo olhar para o envelhecer, produzido com a colaboração das professoras Maria Francinete de Oliveira, Donália Cândida, e Tamires Carneiro. 

Todas as propostas encaminhadas no XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação foram levadas ao Conselho Deliberativo da entidade, que se reuniu na manhã de sábado (22).


Reconhecimento

Anualmente, a diretoria do PROIFES-Federação escolhe um(a) docente para ser homenageado(a) por sua trajetória no Movimento Sindical e nas lutas sociais. Neste ano, o Prêmio PROIFES, como é conhecido, veio para o Rio Grande do Norte. A homenageada da vez foi a diretora do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, Gilka Pimentel.

Durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional, o brilhante trabalho exercido pela professora desde a fundação do PROIFES foi reconhecido. “Forjada nas lutas que escolheu travar, dedicou a cada uma o melhor da sua energia. Foi assim no movimento estudantil, é assim no movimento sindical docente“, afirmou o assessor político do PROIFES-Federação, Francisco Domingos, durante a apresentação da homenageada. 

Ao som da música Pagu, da saudosa Rita Lee, Gilka recebeu o prêmio das mãos do presidente do PROIFES, Nilton Brandão, e da presidenta do APUB Sindicato, Marta Lícia, em meio a fortes aplausos de todos os presentes na abertura.

“Foi uma surpresa muito, muito grande. Confesso que eu não desconfiava. Agradeço imensamente à equipe da ADURN que fez a captação dos depoimentos e a Francisco que fez o texto, escolheu a música. Ao presidente, à diretoria da Federação, à diretoria da ADURN e à minha equipe de comunicação, Ana e Bianca, porque eu acho que o trabalho que a gente fez não é um trabalho individual, personalizado, não é meu, é do grupo, é delas. Então só tenho muito a agradecer. Fico muito feliz pelo reconhecimento e pela homenagem”, disse a dirigente.

A cobertura completa do XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação está disponível no site e nas redes do ADURN-Sindicato. Veja mais fotos do Encontro aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]