Chamado para a luta pela ciência e pela democracia

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 15h16min

Tag(s): Ciência Democracia SBPC



SBPC convida Sociedades Científicas Afiliadas e demais entidades do País a realizarem atividades na semana de 4 a 8 de setembro. Normas e formulário de adesão já estão disponíveis. Confiram e participem!

Aos presidentes das Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC

Prezados companheiros na luta pela ciência e pela democracia,

Recordo a todos que, por iniciativa da SBPC, mais de cem sociedades, inclusive muitas das afiliadas à própria SBPC, assumiram a proposta de realizarmos anualmente um Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser celebrado este ano no dia 31 de outubro, data que evoca a primeira manifestação de rua contra a ditadura militar no período iniciado com o AI-5.

Para mobilizarmos a sociedade civil, entendemos que a efeméride do dia 7 de setembro próximo pode e deve ser a grande ocasião para “esquentar os tambores”. Com esta finalidade, propomos que as sociedades, científicas e outras, que participarão desta mobilização, realizem  eventos entre a segunda-feira, dia 4, e a sexta-feira, dia 8 de setembro.

Pedimos apenas que evitem o horário entre 14 e 16 horas do dia 6 de setembro, quando pretendemos promover uma mesa-redonda organizada pela própria SBPC, sobre o tema Independência: um passado a evocar, um futuro a efetivar.

Enviaremos nos próximos dias a arte que preparamos para a mobilização, pedindo que cada sociedade ou ator que organize suas atividades complete o card com sua sigla e os dados das atividades que promoverá.

Finalmente, é importante comunicar-nos, neste formulário, quais serão suas atividades, de modo a divulgarmos todas. Para divulgação pela SBPC, recebemos material até o dia 4 de setembro. Os eventos do dia 7 de setembro serão divulgados previamente.

Nunca mais deveremos tolerar retrocessos na causa democrática!

Diretoria da SBPC

 

VEJA COMO PARTICIPAR:

  1. Temas centrais das comemorações:
  2. a) Ciência e Democracia, Educação e Democracia, Saúde e Democracia
  3. b) Inclusão Social e Democracia, Direitos Humanos e Democracia
  4. c) A luta pela democracia e as lutas pela soberania e independência

porém cada organizador pode cobrir outros pertinentes às organizações locais se assim achar conveniente.

  1. O que pode ser organizado e quando:

Os eventos podem ser mesas redondas, painéis, conferência ou bate-papos, presenciais ou remotos, podem ser matérias jornalísticas, manifestos, publicações, podcasts, exposições, mostras, manifestações, encontros, entre outros.  A ideia é organizá-los todos na semana do 7 de setembro (entre 4 e 8). A organização e divulgação, bem como a produção do evento, são de responsabilidade de cada entidade.

É importante que cada evento já promova a divulgação do 31 de outubro como o Dia Nacional de Luta pela Democracia Brasileira e convide para a organização das atividades deste ano.

  1. Quem pode organizar eventos:

Quanto mais entidades, institutos, universidades, fundações, secretarias regionais da SBPC,  movimentos, etc., envolvidos, melhor.

  1. A programação, vídeos e depoimentos devem ser divulgados em seus canais ou perfis nas redes sociais e o link e informações ser enviados pelo formulário que seguiu com a mensagem convite a fim de que possamos divulgar amplamente a programação de sua sociedade nos canais da SBPC.
  2. A SBPC proporá uma arte para dar uma identidade ao movimento, que deverá ser usada para fazer os cartazes de divulgação nos canais de mídia das entidades. Além disso, podemos colocar todos os eventos e atividades sobre o título de *“Independência e Democracia”*.

Formulário de envio de atividades – https://forms.gle/d5rx5U58EDGMgM2c8

 

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]