Autonomia universitária: Tema é destaque em audiência pública na Câmara dos deputados

Publicado em 24 de agosto de 2023 às 11h22min

Tag(s): Audiência Pública Câmara dos Deputados Observatório do Conhecimento Proifes-Federação



Na tarde desta quarta-feira (23) o PROIFES-Federação participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, o encontro teve como tema a “Autonomia Universitária na eleição de reitoras e reitores das universidades federais”.

A integrante do Conselho Deliberativo do PROIFES, professora Geovana Reis, representou a entidade durante a audiência reforçando o posicionamento do PROIFES que defende que o processo de eleição de escolha dos reitores se inicie e se encerre no interior das universidades, respeitando o processo de autonomia interna e colocando fim na lista tríplice.

“É fundamental que a gente some esforços para que o projeto de lei que versa sobre a autonomia universitária avance e tenha sucesso aqui na Câmara Federal. Diante dos ataques sofridos nos últimos anos é essencial que as universidades tenham autonomia não só no processo de escolha, mas também autonomia financeira, didática e pedagógica”, afirmou a professora Geovana Reis.

Geovana relatou ainda sobre o anteprojeto de lei elaborado pelo PROIFES a respeito do tema da autonomia universitária, reforçando o posicionamento da Federação em colaborar com a construção de uma universidade justa, democrática e de qualidade. O documento já foi tema de discussão com o MEC, com a ANDIFES e com o parlamento.

Semana da educação Superior

A audiência pública realizada nesta quarta-feira faz parte de uma agenda de audiências mobilizada pela vice-presidente da Educação Superior da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputada Ana Pimentel (PT-MG). A frente é composta por mais de 200 parlamentares entre deputados e senadores que fazem a defesa de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros.

Durante a manhã foi debatido o papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades e amanhã (24) haverá nova audiência com o tema: “Desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”.

Confira a participação completa da professora Geovana Reis na audiência:

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]