ADURN-Sindicato encerra semana de atividades em Brasília em reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação

Publicado em 26 de agosto de 2023 às 07h32min

Tag(s): Conselho PROIFES



Nesta sexta-feira (25), o Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação esteve reunido na sede da entidade, em Brasília/DF, para discutir, entre outros pontos, os encaminhamentos das propostas aprovadas no seu XIX Encontro Nacional, que aconteceu no mês de julho, na cidade de Salvador/BA. 

Com, atualmente, quatro conselheiros na instância deliberativa, o ADURN-Sindicato participou da discussão representado pelo seu presidente, Oswaldo Negrão, e pelos diretores Dárlio Inácio, Gilka Pimentel e Wellington Duarte. A reunião foi a última atividade do sindicato durante esta que foi uma semana de intensas mobilizações e articulações na capital federal.

“Iniciamos as atividades ainda na segunda-feira no Ministério da Educação, na defesa do EBTT e das Escolas de Aplicação, e dos IFs. Na sequência, participamos da mobilização em defesa das universidades e instituições federais, e em seguida estivemos na reunião da diretoria do PROIFES”, relatou Oswaldo.

Durante a reunião do Conselho Deliberativo, além de realizar uma longa discussão a respeito do Encontro Nacional do PROIFES, os membros fizeram uma avaliação do atual cenário político, articulando as ações futuras da Federação. Um dos temas de destaque foi a Mesa Nacional de Negociação Permanente e a instalação das mesas setoriais de negociação.

Sobre o tema, o presidente do PROIFES, professor Nilton Brandão, repassou os informes das últimas reuniões com o governo federal, reforçando a importância do início das mesas setoriais. “Por enquanto, tivemos avanços curtos nas negociações, agora com a aprovação do arcabouço fiscal, esperamos que o governo comece de fato a negociar. Além disso, seguimos na expectativa das mesas setoriais para que possamos cobrar a recuperação das perdas salariais, bem como discutir a carreira dos docentes das universidades e institutos federais”, afirmou Nilton Brandão.

A importância da discussão da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); e a eleição da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (FUNPRESP), que acontecerá do dia 01 ao dia 10 de setembro, também foram debatidas entre os presentes.

O diretor do ADURN-Sindicato e vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, avaliou a reunião positivamente, sobretudo no que diz respeito aos encaminhamentos dados às questões apresentadas pela base da categoria no Encontro Nacional. “ Isso representa uma grande contribuição para o conjunto tático e estratégico do PROIFES-Federação”, disse.

A reunião do Conselho Deliberativo segue até a manhã deste sábado (26).

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]