Presidente do ADURN-Sindicato considera desrespeitosa proposta apresentada pelo Governo aos servidores

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 16h28min

Tag(s): Negociação PROIFES Reajuste Salarial EBTT Magistério Superior



“Desrespeitosa”, é assim que o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, define a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo aos servidores públicos na última terça-feira (29), em mais uma rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

A dois dias do prazo para envio de orçamento, finalizado hoje (31),  o Governo informou que no Projeto de Lei Orçamentária do ano de 2024 existe um espaço orçamentário reservado para reajuste salarial de servidores de apenas R$1,5 bilhão, o que representa menos de 1% de reajuste. 

“Ficamos muito preocupados com a proposta apresentada pelo Governo Federal. 1% é um valor irrisório, muito preocupante, considerando que teremos uma inflação em torno de 3,5%. Seguiremos na luta pela valorização da carreira docente, do magistério superior e do EBTT”, afirmou o presidente do ADURN-Sindicato.

A proposta trazida pelo governo está muito distante do que pleiteia o conjunto dos servidores públicos federais. Com perdas acumuladas de aproximadamente 40%, docentes e demais servidores propõem um reajuste de 39% escalonado em 4 anos. 

O vice-presidente do PROIFES e diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, explicou que a Federação vem fazendo um trabalho já há algum tempo de conversar com os deputados. O objetivo é incluir o reajuste pleiteado já no orçamento de 2024. “Estamos cobrando diuturnamente do Governo a abertura das mesas setoriais, para nós tratarmos das carreiras e das futuras implicações de uma nova carreira no nosso salário”, disse.

A Bancada Sindical que representa os(as) trabalhadores(as) de diferentes setores do serviço público federal, tornou pública sua indignação frente à proposta apresentada pelo governo em nota publicada na última quarta-feira (30). Veja a íntegra do documento aqui.

Nesta segunda-feira (04) haverá uma nova rodada de negociação e estaremos participando por meio do PROIFES-Federação. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]